HB fará 1.600 cirurgias ao mês
(Da Redação) A previsão foi feita esta semana pelo diretor-técnico do HB, Rodrigo Bastos. O crescimento será possível com a inauguração de 10 novas salas cirúrgicas, equipadas com o que há de mais moderno no mercado. Serão quatro salas para cirurgias - com monitoramento com câmeras, através de arco cirúrgico, equivalente a vídeo-cirurgia - e seis para recuperação pós anestésico (RPA).
Com as novas salas, o número de cirurgias diárias vai saltar de 60 para 90 intervenções. A afirmação é do secretários estadual de Saúde Williames Pimentel. Ele inspecionou a instalação dos equipamentos e adiantou que a ala será entregue na próxima semana à população.
Williames Pimentel afirma que as salas são uma extensão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base. A meta, segundo o secretário, é dar suporte a pacientes que realizam cirurgias mais complexas, consideradas de alta complexidade e com risco maior de complicações.
De acordo com o secretário, com as novas salas, os pacientes, principalmente os idosos, terão os procedimentos mais rápidos, o que irá potencializar os serviços dando ainda mais segurança para uma boa recuperação.
Pimentel classifica como mais uma conquista do atual governo a entrega das salas cirúrgicas. A meta é dotar toda a rede de Saúde do Estado de infraestrutura moderna, condições dignas de trabalho para os servidores e, principalmente, garantir um atendimento humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor-geral do HB Nilson Paniágua acompanhou a inspeção. Segundo ele, os materiais investidos nas salas são de primeira qualidade, pintura com revestimento impermeável, piso adequado para o setor, modernos equipamentos e com tecnologia de ponta, tudo com alto padrão tecnológico.
Nilson Paniágua destacou ainda o salto de qualidade, em especial na ambiência da unidade. Ele explica que trata-se de um espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar em sintonia com um projeto de Saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana.
EQUIPAMENTOS - Dentre os novos equipamentos, destaca-se o arco cirúrgico. Rodrigo Bastos explica que é um equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais. São usualmente utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca passos entre outros procedimentos.
Segundo Bastos, para apresentar a imagem em tempo real em um monitor a imagem gerada pelos raios X é utilizado um intensificador de imagem que consiste em um tubo de vidro em vácuo, que contém uma tela fluoroscópica que converte os raios-X em luz visível e sobre esta tela fica uma segunda tela que converte os fótons em elétrons pelo principio de fotoeletrecidade. Com informações de Zacarias Pena Verde ? Assessoria.
...