Projeto leva alunos da rede pública à universidade
(Da Redação) Alunos de diversas escolas públicas de Ji-Paraná (RO) participam do projeto "Crianças na Universidade", que acontece na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Na visita, após conhecerem a estrutura da universidade, as crianças assistem a um curta-metragem.
Os acadêmicos da Unir recepcionam as crianças que participam do projeto, e as acompanham em um passeio pela instituição e apresentam os objetivos do projeto. Um curta metragem, entre os 18 escolhidos pela organização, também é exibido às crianças. O filme dura aproximadamente 60 minutos e tem uma linguagem totalmente infantil.
Para Carlos Reis, coordenador da "Associação Ano 41", o principal foco da ação é a familiarização das crianças tanto com a universidade, quanto a cultura do cinema. ?Do ponto de vista acadêmico, tentamos aproximar as crianças da universidade, desacralizar esta visão que se tem da universidade como um local só pra gente grande, pra quem é mais inteligente. A ideia também disseminar o cinema e a cultura entre os pequenos?, conta.
Ao final da exibição, há debates sobre as impressões do filme e cinema de modo geral. Para a aluna da Escola Municipal Jandinei Cella, Maria Izabel da Silva, de 10 anos, valeu a pena participar do projeto. ?Eu assisti vários curtas e gostei muito porque falou de muitas histórias. Sempre quando acabava o filme a gente ficava batendo papo, um dos momentos que mais gosto?, conta a estudante.
Maria da Ajuda, vice-diretora da Escola Jandinei Cella, acredita que projetos como este só têm a somar com a aprendizagem das crianças. ?É de suma importância, pois estas crianças serão os futuros acadêmicos. Todos ficaram muito empolgados, conheceram o ambiente. Foi importante para eles participar?, acredita.
O ?Crianças na Universidade? faz parte do Cine Clube 41, primeiro projeto desenvolvido pela Associação de Arte e Cultura Ano 41. As atividades estão sendo desenvolvidas desde maio e vão até dezembro, com o apoio da Unir, por meio do departamento de Engenharia Ambiental. Com informações do Portal G1....