Prefeitura de São Francisco do Guaporé implanta coleta seletiva de lixo
(Da Redação) Prefeitura de São Francisco do Guaporé tem buscando soluções alternativas junto com a comunidade para o problema do lixo urbano. Dentre as medidas tomadas está a implantação do programa de coleta seletiva, que visa diminuir a quantidade de resÃduos sólidos enviados ao aterro sanitário.
Preocupada com o meio ambiente, a prefeita Gislaine Clemente (Lebrinha) incentivou a criação de uma cooperativa de garis e, em parceira com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Ação Social e Saúde vêm mobilizando a população num esforço pela mudança dos hábito com relação ao descarte de lixo.
O programa está sendo divulgado em mÃdia móvel, apresentado por meio de folders, cartilhas, pit stop e distribuição de sacos de ráfia especÃficos para o armazenamento dos resÃduos recicláveis em cada residência. A distribuição dos sacos para reciclagem está sendo entregue pelos Agentes de Saúde Municipais.
O material reciclável é recolhido à s quartas-feiras pela Cooperativa de Reciclagem dos Garis (CDG), que trabalha em parceria com a Prefeitura. Segundo a prefeita Gislaine Lebrinha, ?a Administração Municipal forneceu o barracão para triagem e armazenamento temporário dos resÃduos, o caminhão para coleta, entre outros equipamentos necessários, dando condições de trabalho à cooperativa?.
O interesse pelo meio ambiente e pelos problemas relacionados com os resÃduos sólidos tem resultado em questionamentos por parte de diversos segmentos da população sobre a situação de seus municÃpios e as metas de seus governantes, criando um cenário favorável à busca de soluções.
Atualmente, a participação da comunidade na busca de soluções para os resÃduos sólidos é um dado positivo, em que a coleta seletiva é parte da solução ao diminuir a quantidade de resÃduos enviados aos aterros sanitários, atendendo a PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos conforme a Lei nº 12.305/2010.
A prefeita Lebrinha destaca a importância da colaboração de todos os munÃcipes. ?Estamos confiantes que esse programa será um sucesso, atendendo à PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos, melhorando as condições ambientais e ainda gerando renda para as pessoas envolvidas com a cooperativa de separação de matérias recicláveis?, conclui a Gislaine Clemente. Com informações da Assessoria....