Seminário de Mobilização dos Objetivos do Milênio acontece em Ji-Paraná
(Da Redação) O Seminário de Mobilização e Municipalização em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foi realizando na manhã da última quarta-feira (24), com a presença de diversas autoridades e população, no auditório da Câmara Municipal de Ji-Paraná. De acordo com a representante da Secretaria da Presidência Geral da República, Dorian Vaz, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos em 2000, na assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), quando líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente. O seminário conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil Petrobras, Banco do Nordeste, Furnas, Sebrae e Sesi.
A abertura do evento contou com as apresentações dos professores da Fundação Cultural e balé. Representante da Câmara; Articuladora do Movimento Nacional pela Cidadania Solidariedade da Região Norte II, Francys Guedes; Coordenadora do Movimento Nós Podemos Rondônia, Glanaide Ben; e o Líder de Negócios do Sesi Regional Centro-Oeste, Daniel Moresqui Carvalho fizeram parte da mesa e explicaram sobre a mobilização e os oito objetivos, que são: Acabar com a Fome e a Miséria; Educação básica de Qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a Saúde das gestantes; Combater a Aids, a malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Após a abertura, o representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que mobiliza e articula os três setores da sociedade em prol dos ODM, Hiran Rodrigues Leal comentou sobre o Núcleo Municipal dos ODM, que são a porta de entrada para a municipalização. Em seguida foram apresentados exemplos de sucessos em mobilizações em prol dos ODM. ?As desigualdades regionais precisam ser superadas por meio de ações locais. Uma das estratégias é a municipalização dos ODM, que vem sendo implantada com o apoio da sociedade civil, de governos estaduais e municipais, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud). Levar os ODM para os municípios é o principal desafio que deve ser superado para que todos os brasileiros possam beneficiar dos bons resultados alcançados pelo Brasil, que foi referenciado pela ONU como exemplo a ser seguido em função do bom desempenho alcançado em relação ao cumprimento das Metas do Milênio?, comentou a organização.
FERRAMENTAS ? As ferramentas para a municipalização são o Portal ODM (www.portalodm.com.br), que é uma importante ferramenta de trabalho porque mostra a realidade dos ODM de todos os municípios brasileiros por meio de relatórios dinâmicos, gráficos e mapas; e a Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que tem um conteúdo estruturado sobre os oito ODM, sendo que cada um conta com programas federais para auxiliar o município na melhoria dos indicadores sociais. ?A agenda de compromissos sugere que os gestores deem prioridade à implantação de um conjunto de 25 políticas públicas propostas pelo governo federal para promover a melhoria dos indicadores sociais dos municípios brasileiros?. O sistema da Agenda de Compromissos está disponível em: www.agendacompromissosodm.planejamento.gov.br. Com informações dos Portais www.portalodm.com.br e www.odmbrasil.gov.br). ...