GAPC oferece assistência aos doentes de câncer
(Da Redação) O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC), que é uma entidade pública, legalmente constituída foi fundado em 10 de novembro de 2007, com o objetivo de prestar auxílio, promover assistência, esclarecimentos e orientações aos doentes de câncer e suas famílias. O atendimento é realizado em uma sala atrás do Hospital Municipal, que foi doada pela prefeitura, na rua Rio Solimões, n° 1279, no bairro Dom Bosco, em Ji-Paraná.
O atendimento é de segunda-feira a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, e na sexta-feira das 8h às 11h30. Segundo a secretária do GAPC, Sônia Barbosa, as pessoas acometidas pelo câncer devem procurar o Grupo e levar o resultado da biópsia, documentos pessoais e cartão do SUS. ?Mandamos um e-mail com as informações para o Hospital de Câncer de Barretos (HCB) ou para o HCB em Porto Velho (Barretinho), onde uma equipe analisa e marca a consulta. A pessoa receberá a data da consulta em aproximadamente quatro dias?, informou Sônia Barbosa, ressaltando que o GAPC não tem condições de pagar as passagens e despesas. ?As pessoas que não tem condições de arcar com estes custos são encaminhadas para a equipe do Tratamento Fora do Domicílio (TFD)?, disse.
CASA DE APOIO e DOAÇÕES - As pessoas que vão para Barretos, segundo a presidente e a secretaria, recebem um encaminhamento e ficam hospedadas na Casa de Apoio, que oferece espaço para 30 pessoas. Georgia Lucena disse que o GAPC sobrevive de doações e de um convênio com a prefeitura. ?O convênio é de seis meses por ano e o recurso é usado para pagar o aluguel, água e luz da Casa de Apoio em Barretos. Realizamos bingo, pizza solidária, cuidamos de estacionamentos de eventos, entre outras ações para arrecadar recursos e pagar os outros seis meses?, comentou a presidente, informando que o Grupo apoia a Carreta Oncológica, show solidário, entre outras ações do HCB. As pessoas interessadas em fazer doações e colaborar com o GAPC deverão procurar a equipe na sede ou pelo telefone 69- 8105-5329. ?Tudo que recebemos é encaminhado para a Casa de Apoio e, se necessário, entregamos para o paciente necessitado que está em Ji-Paraná?, informaram.
REUNIÕES - O Grupo realiza reuniões todas as segundas-feiras, às 19h30, no Centro de Estudos Flor da Amazônia, situado na rua Manoel Franco, T-3, no bairro Nova Brasília. ?Nestas reuniões discutimos diversos assuntos e decidimos as próximas ações. A nossa missão é amenizar o sofrimento de nossos assistidos e de suas famílias, visto que o câncer é uma doença que, além de trazer sofrimento físico e emocional, pode causar uma desestruturação socioeconômica do ser humano?, disseram elas, afirmando que no Grupo trabalham quatro psicólogas voluntárias que atendem ao doente de câncer interessado em receber apoio. ...