Nova tecnologia será utilizada na apuração de votos em Ji-Paraná
(Da Redação) A grande mudança nas eleições 2014 para o município de Ji-Paraná será a transmissão dos dados da urna. A novidade será implantada em todos os locais de votação do 1° distrito. A JE Connect agilizará o processo de apuração dos votos por meio de uma nova tecnologia que utiliza satélite para a transmissão de dados.
A tecnologia já foi testada nas últimas eleições, em diversas cidades do Brasil, inclusive em Porto Velho, onde começa a ser instalada em parte da cidade. Segundo a chefe de cartório da 3ª zona eleitoral, Nádia Pinheiro, a nova tecnologia mudará o tempo de contagem de votos. ?O principal objetivo desta mudança é a que traga maior agilidade e segurança para o processo de apuração dos votos?, afirma.
Nádia explica que nas eleições anteriores, a transmissão dos dados da ?mídia de resultado? [memória onde ficam armazenadas as informações dos votos da urna eletrônica] passava por um processo maior de apuração. ?Antes, a mídia de resultado era levada para o Fórum Eleitoral, mas agora as informações serão apuradas e enviadas da própria escola?, explica.
ELEIÇÃO - Aproximadamente 1.500 pessoas estarão envolvidas nos trabalhos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 3ª e 30ª Zona Eleitoral, no dia 5 de outubro, em Ji-Paraná, onde 85.705 eleitores estão aptos a votar nestas eleições. No município a votação é divida em duas zonas eleitorais. No 1° distrito, que também inclui o distrito de Nova Londrina, fica a 3ª zona; com 23 locais de votação e 119 sessões. No 2° distrito, incluindo, Nova Colina, fica 30ª zona, são 17 locais de votação e 128 sessões.
Das 1.500 pessoas, 988 serão mesários que já passam pelo treinamento nesta semana. O restante do número se divide em motoristas, equipe de alimentação, polícias que estarão fixos nos locais de votação e os próprios servidores do TRE. No município, 283 urnas eletrônicas, incluindo as reservas, serão utilizadas nas eleições deste ano. Com informações do Portal G1....