AGRICULTORES
Agricultoras familiares podem tirar documentos civis e jurÃdicos
(Assessoria) Cerca de 300 trabalhadoras rurais do municÃpio de Castanheiras, em Rondônia, terão a oportunidade de tirar gratuitamente documentos civis e jurÃdicos. Nos dias 22 e 23 de outubro, o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA) chega à localidade.
Durante a ação serão emitidos Registro de Nascimento, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa FÃsica (CPF), 2ª vias de Certidão de Casamento, Carteira de Trabalho (CPTS), Carteira do Idoso, Carteira de Passe Livre Intermunicipal, Bloco de Notas dos Produtores Rurais, Concessão de BenefÃcios do INSS, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além da inscrição no Cadastro Ãnico do Governo Federal.
Para Maria Naélia Freitas, executora do PNDTR do Incra/RO, o programa é de extrema importância. ?Para a trabalhadora rural ir até a cidade para tirar esses documentos sai muito caro e o mutirão leva até elas essa oportunidade. à por meio desses documentos que as pessoas têm acesso à s polÃticas públicas do governo?, explica.
Desde o inÃcio da execução do programa no estado, mais de 30 mil mulheres foram atendidas e já foram emitidos mais de 67 mil documentos, nos 76 mutirões realizados ao longo da execução do programa.
...