SAÚDE
Jaru enfrenta dificuldade na aquisição de medicamentos
(Assessoria) Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de Jaru - Semusa enfrenta problemas na aquisição de seis medicamentos que estão em falta no município, sendo Buscopan, Ceftriaxona, cefalotina, oxacilina, ampicilina e cloranfenicol. A ausência desses medicamentos se deve a falta de matéria prima e a alta do dólar.
De acordo com a farmacêutica responsável pela farmácia do hospital, Larissa Taufmann, a prefeitura já efetuou a compra dos remédios, porém as empresas não estão conseguindo entregar devido a grande escala de demanda, que varia de 15 a 20 mil ampolas por ano.
Ela explicou ainda que a alta do dólar também influencia na compra da matéria prima, segundo ela com o dólar alto não é possível adquirir os medicamentos, pois o valor é determinado pelo governo, através da tabela da Câmara de Regulação de Mercado dos Medicamentos ? CMED. ?Se a gente comprar acima do valor da tabela o Tribunal de Contas nos penaliza?, frisou Larissa. A farmacêutica disse também que em alguns casos os médicos realizam a substituição por medicamentos similares.
...