Receita autua empresas por sonegarem mais de R$360 mi
(Da Redação) A fiscalização da Receita Federal de Rondônia autuou mais de 10 empresas de Ji-Paraná e Porto Velho, por sonegação fiscal. O valor desviado pelas empresas chegou a aproximadamente R$360 milhões.
De acordo com Francisco Pinto, analista tributário, durante o aprofundamento da fiscalização da Receita Federal, foram constatados fortes indícios ilícitos na contabilidade e nos contratos de certas empresas. ?Se constatou que realmente, em muitos casos, havia o uso de pessoas interpostas, os chamados ?laranjas?, ou seja, os verdadeiros donos não eram os declarados no sistema da Receita Federal?, afirma o analista tributário.
A Receita Federal conseguiu identificar o que realmente tinha acontecido e as empresas foram devidamente autuadas, na pessoa dos verdadeiros donos. "As fiscalizações devem continuar", reforça Pinto. Após a identificação das empresas que agiam de forma ilícita, a RF cobra aos responsáveis o valor que foi sonegado, multas que chegam a 150% e ainda responderão por processos penais. Com informações do Portal G1....