Correio Popular Notícia



IMUNIZAÇÃO
Campanha de vacinação inicia sábado

Data da notícia: 2014-11-07 15:39:17
Foto:

(Da Redação) Para manter a erradicação da poliomielite ? responsável pela paralisia infantil ? e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação, que terá início neste sábado (8). A expectativa do Ministério da Saúde é de que mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos. No primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

No município de Ji-Paraná, segundo o diretor de imunização Rafael Araújo, a meta é vacinar oito mil crianças de seis meses até menores de cinco anos contra a poliomielite e de um ano a menores de cinco anos com a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola. ?Neste sábado, a vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que tenham sala de vacinação, e em uma tenda na Morada dos Ipês, das 8hàs 17h?, comentou Rafael Araújo, que convida todos os pais para levarem seus filhos vacinarem.
A vacina oral poliomielite (VOP) é segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico. Com a introdução da vacina inativada poliomielite (VIP) em 2012 substituindo estas duas primeiras doses, o risco é considerado baixíssimo. Quanto à vacina tríplice viral, são poucas as reações como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.

POLIOMIELITE - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

SARAMPO - O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina. Com informações do Portal do Ministério da Saúde .

Fonte:






Noticia vista 1500 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.