Propriedade de Teixeirópolis é referência Estadual
(Emater) A propriedade da família Cieslak tornou-se referência das atividades assistidas pelo Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite). Localizada na Linha 31, quilometro 32, no município de Teixeirópolis, a área recebeu, na última segunda-feira (8) a visita de 32 técnicos extensionistas com a finalidade de mostrar os avanços conquistados pela família com ajuda da Associação e Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater).
O Proleite é um programa da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), executado pela Emater. Seu o objetivo é viabilizar o processo de transformação e adoção de tecnologias, contribuindo para a sustentabilidade social. Consolidar os sonhos dos agricultores da agricultura familiar é uma das principais ações trabalhadas. No sitio Boa Vista, de propriedade do casal Belmir Cieslak e Neuza Aparecida Hudsiak, bastaram três anos de orientações e informações para que os resultados pudessem alcançar a satisfação plena da família.
A mão de obra é essencialmente familiar. Lá trabalham, além do casal, os filhos Sirlei, Silvonete e Sidney, os sobrinhos Adriana e Wagner e o irmão, Domingos Cieslak, braço direito de Belmir. Mas se não fosse o apoio e empenho dos extensionistas dos escritórios da Emater em Teixeirópolis e Ouro Preto do Oeste as mudanças que ali ocorreram não seriam possível.
Desde 1984, quando vieram do estado do Paraná, a família Cieslak tem trabalhado com culturas perenes, anuais e pastagens, sempre enfrentando desafios. Em 2005, a unidade produtiva recebeu da Emater tecnologias de produção com foco na pecuária de leite, de forma participativa. Desde então, os programa e projetos vem contribuindo na diversificação e estruturação da propriedade, culminando no aumento de renda significante e capaz de promover a melhoria da qualidade de vida familiar. Para Neuza, a matriarca da família, além de melhorar a situação financeira da família, que tinhas dívidas às quais não conseguia pagar, as orientações vindas dos técnicos da Emater ?nos trouxeram mais conhecimento na área de administração de nosso sítio?.
Segundo o gerente do escritório da Emater local, Sonival Moreira dos Anjos, a equipe reuniu-se com a família para conhecer seus anseios e necessidades e juntos, elaboraram um plano de trabalho para os próximos anos. ?Fizemos até uma maquete para melhor visualizar o que poderá vir a ser a propriedade em 2013?, diz Moreira.
Para o secretário da Agricultura, Carlos Magno, que participou da visita á propriedade, ?a Emater é uma empresa de ação muito forte e representa o braço direito do governo dentro da propriedade?. O objetivo da Seagri é fortalecer cada vez mais a instituição para suprir as demandas de assistência técnica e extensão rural.
Antes da visitação pela unidade produtiva, onde os técnicos tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de pastagens e instalações do gado leiteiro, foi oferecido um lanche com produtos do leite retirado na propriedade. A visita foi encerrada com um almoço a todos os participantes.
...