Operação Ãrebo
MP e PC combatem desvio de verbas públicas de Vale do ParaÃso
Na manhã da última quarta-feira (12/11) foi deflagrada pelo Ministério Público e pela PolÃcia Civil de Ouro Preto do Oeste a ?Operação Ãrebo? (criador das Trevas, na mitologia grega), cujo objetivo é reprimir crimes de peculato (desvio de verbas públicas), fraudes à licitação e outros delitos contra a Administração Pública supostamente praticados pelo controlador interno do municÃpio de Vale do ParaÃso, C.B.J., o qual é suspeito de ter favorecido empresas em algumas licitações ocorridas no ano de 2014 no municÃpio.
As investigações apontam que C.B.J. estaria se utilizando do cargo para favorecer licitantes, direcionar licitações e falsificar documentos com o intuito de efetivar pagamentos indevidos em prejuÃzo do Erário, auferindo, em decorrência destes atos, vantagens indevidas.
C.B.J. foi preso, em sua residência, onde foram apreendidos vários documentos e arquivos digitais que serão juntados à investigação criminal.
Foram cumpridos, ainda, mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e na Controladoria Interna do MunicÃpio de Vale do ParaÃso, onde foram apreendidos cópias de processos licitatórios suspeitos, documentos diversos, computadores e mÃdias que subsidiarão as apurações.
Além da prisão de ?Júnior? e do cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede dos órgãos públicos da Prefeitura de Vale do ParaÃso, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de J.M.L. e no estabelecimento comercial da Sociedade Empresária da qual este é sócio gerente, os quais são suspeitos de favorecimento em licitações objeto das investigações.
A operação foi coordenada pelos Promotores de Justiça da comarca de Ouro Preto do Oeste, Alba da Silva Lima e Evandro Araújo Oliveira e pelos delegados de polÃcia civil Ãcaro Alex Soares Bezerra, Júlio César de Souza Ferreira, Silvio Hiroshi Yamaguchi e Roberto dos Santos da Silva e contou, no total, com 23 servidores dos dois órgãos envolvidos nas apurações.
Fonte: ASCOM/PCRO...