Correio Popular Notícia



AVANÇO
Produção de polpas será regularizada junto ao MAPA

Data da notícia: 2014-11-13 15:43:35
Foto:

(Da Redação/Assessoria) Representantes de sete associações e de uma cooperativa de produtores de polpas de frutas em Ji-Paraná participaram de uma reunião nesta semana na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), quando foram definidos os passos necessários para a regularização dos produtos junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Os produtores foram informados pela titular da Semagri, Claudia de Jesus, que a prefeitura investirá R$ 100 mil de recursos próprios do Município na aquisição de equipamentos destinados à produção das polpas, atendendo às normas de higiene e segurança alimentar.
Cada uma das sete associações e a Cooperativa de Produtores de Leite e Agrícola (Coopleagri), serão beneficiadas com um kit de processamento e embalagem das polpas, composto por um liquidificador industrial, um freezer, uma balança e um dosador com selador. Claudia de Jesus informou também, que alem destes itens que serão adquiridos com o recurso municipal, cada unidade produtora ganhará uma despolpadeira, que neste caso será fruto de emenda do deputado federal Padre Ton (PT). Todos estes equipamentos já estão licitados e serão entregues tão logo as associações concluam as construções das unidades produtoras (pequenas agroindústrias).

MAPA- Também participou da reunião, a representante do MAPA, Dra. Maria Gleide, da unidade de vigilância agropecuária do ministério em Porto Velho. Ela repassou aos interessados, orientações técnicas sobre a construção das agroindústrias de polpas de frutas, bem como esclareceu sobre os aspectos legais e sobre a documentação necessária para o registro. ?A planta do prédio é muito simples, mas tem de ser seguida à risca e os equipamentos e utensílios também devem atender ao padrão do ministério para que o projeto seja aprovado?, alertou. Uma das exigências é que os equipamentos e vasilhames da produção sejam todos em aço inox.
REGISTRO- O registro de cada tipo de polpa de fruta é uma exigência do MAPA e permite ao produtor comercializar a produção junto ao próprio governo federal como é o caso das entregas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou em quaisquer outros setores governamentais ou comerciais de alimentos.
APOIO- ?O Município está dando este apoio, porque o prefeito Jesualdo Pires entende que melhorando a renda dos pequenos produtores, eles proporcionarão melhor qualidade de vida aos seus familiares e fomentarão o comércio na cidade, com a aquisição de bens e serviços, aumentando também a arrecadação municipal?, destacou Claudia de Jesus.

Fonte:






Noticia vista 1333 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.