CRO investiga irregularidades em Ji-Paraná
(Assessoria) Fiscais do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia com apoio de policiais militares estiveram no município de Ji-paraná, atendendo a solicitação de populares e de cirurgiões-dentistas, que denunciavam possíveis irregularidades no atendimento a saúde bucal, por falsos profissionais.
De acordo com a presidente do Conselho Regional de Odontologia, cirurgiã-dentista Sandra Menezes, a fiscalização tem intensificado o combate a prática ilegal, mas nos últimos meses denúncias "lamentáveis para a categoria, chegaram ao CRO, informando que um dentista formado dava cobertura a estes leigos", disse ela. O suspeito da prática foi conduzido a delegacia. O nome não foi revelado, uma vez que as investigações continuam.
Outras irregularidades estão sendo combatidas pelo Conselho. O CD Milton Foroni, chefe da fiscalização da entidade disse que a orientação é no sentido de que os profissionais divulguem seus serviços de acordo com o Código de Ética Odontologia, que proíbe entre outros o anúncio de preços. Disse ainda que propaganda de especializações sem o profissional está registrado no Conselho é uma constante.
BALANÇO - Este ano o Conselho realizou oito operações em diversos municípios. Em Porto Velho, dois falsos dentistas foram conduzidos a Central de Polícia e os equipamentos utilizados apreendidos. Uma sentença já foi determinada pelo poder judiciário. Um falso dentista pagou várias cestas básicas além de serviços alternativos como pena pela sua atuação como dentista. Em Ji-paraná, uma pessoa também foi levada à delegacia local.
...