Procon soluciona 90% das reclamações de clientes insatisfeitos
Natal já começam a esquentar o comércio. Conseqüentemente o número de reclamações no Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor ? Procon, também aumenta. O consumidor tem vários direitos resguardados e muitos deles não sabem como agir no caso de reclamações e trocas.
O Gerente Regional do Procon, Vitor Pereira Júnior, fala da importância dos clientes estarem informados sobre seus direitos e atentos na hora de levar a mercadoria. ?Os consumidores tem que observar bem o produto antes de levar para casa. Tem que pesquisar e verificar se os brinquedos para crianças têm o selo do Inmetro. No caso de aparelhos celulares e prestação de serviço os consumidores têm que ler atenciosamente antes de assinar os contratos. Por mais que o Procon seja um órgão para proteção aos clientes, os próprios consumidores têm que fazer sua parte para todos os envolvidos na compra e venda não saírem prejudicadas?. O gerente ainda ressalta a importância de exigir a nota fiscal que serve como comprovante na hora de reclamar.
NÚMEROS - No ano 2008, até o presente momento, o Procon já realizou mais 3500 reclamações, sendo que cerca de 90% delas são solucionadas e os outros 10% são encaminhados para os juizados especiais para as devidas providências. Os líderes em reclamações são as operadoras de telefonia e cartões de créditos. Vale lembrar que clientes insatisfeitos com aquisição de produtos tem até sete dias para reclamar e ter a devolução do dinheiro.
Em relação à prestação de serviços, tem até 30 dias para resolver se realmente vai ficar com o serviço adquirido. O Procon todo ano distribui cartilhas do consumidor que contêm informações importantes sobre direitos e deveres, além disso, sempre faz campanhas de conscientização nas escolas. O Procon funciona de segunda a sexta, de 7h30 às 19h, no Shopping Cidadão em Ji-Paraná e na Capital.
...