Correio Popular Notícia



IMUNIZAÇÃO
Vacinação contra a pólio e o sarampo encerra nesta sexta

Data da notícia: 2014-11-27 17:01:08
Foto:

Foto- Divulgação

(Da Redação) A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite acaba nesta sexta-feira (28). A imunização começou no dia 8 de novembro em todo o país. Dados do Ministério da Saúde mostram que, até o momento, 6,4 milhões de crianças receberam a dose contra a pólio, o que representa 50,4% da meta estabelecida. No caso do sarampo, 5,1 milhões de crianças foram vacinadas ? cerca de 48,1% do público-alvo. A meta do governo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo.

No município de Ji-Paraná, segundo o diretor da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Rafael Araújo, a meta desta campanha é vacinar oito mil crianças de seis meses até menores de cinco anos contra a poliomielite e de um ano a menores de cinco anos com a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola. A recomendação é que todas as crianças nessa faixa etária sejam imunizadas, já que a dose vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada quanto para reforçar a de quem está com o calendário em dia. ?Já foram vacinadas 80% das crianças no município. A vacinação continua até sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que tenham sala de vacinação?, disse Rafael Araújo, informando que a criança com alergia ao leite de vaca não deverá tomar a vacina contra sarampo.

PÓLIO - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacina. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

SARAMPO - Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. A única forma de prevenção também é por meio da vacina. Com informações da Agência Brasil.

Fonte:






Noticia vista 1348 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.