Correio Popular Notícia



CIRURGIAS GRATUITAS
Operação Sorriso realizará cirurgias gratuitas em Porto Velho

Data da notícia: 2014-12-03 16:46:59
Foto:

(Da Redação) A convite de uma conselheira de saúde de Porto Velho, que identificou na região uma grande carência de especialistas em fissuras e uma alta demanda reprimida, o programa humanitário da Operação Sorriso chega à cidade pela primeira vez. Atualmente, pacientes são encaminhados para um centro de saúde em Bauru (SP), a quase três mil quilômetros de distância. A equipe de voluntários estará em Porto Velho, de 8 a 13 de dezembro, para a realização de 65 cirurgias gratuitas em pacientes com fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina).

A seleção de pacientes acontecerá no dia 08 de dezembro no Hospital Santa Marcelina (Rod. BR-364, KM 17 ? Zona Rural). As cirurgias serão realizadas de 10 a 13 de dezembro, na mesma instituição de saúde. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, apenas comparecer ao local no dia indicado levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Pacientes e mais um familiar que residam fora de Porto Velho poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem ao hospital Santa Marcelina, além da alimentação sem custo.

?Estamos ansiosos por iniciar esta parceria com o Hospital Santa Marcelina. Desde o início toda a equipe tem sido extremamente receptiva. Tanto a Operação Sorriso quanto o Santa Marcelina têm experiência em iniciativas que buscam diminuir uma demanda reprimida, então esta união tem tudo para dar certo!?, comemora Luciana Garcia, coordenadora dos programas humanitários da Operação Sorriso.

ATIVIDADES - Além das cirurgias, a missão contará com algumas atividades paralelas. As fonoaudiólogas Eliana Midori (Universidade de São Paulo ? USP) e Lidiane Rodrigues (Faculdade São Lucas) ministrarão uma palestra sobre o Atendimento Fonoaudiológico ao Paciente Fissurado durante a missão em Porto Velho. Trata-se de um curso para alunos convidados, que acontecerá no dia 06/12 para profissionais de fonoaudiologia da região. Antes da missão chegar à cidade, voluntários receberão doações de alimentos não-perecíveis, lençóis, toalhas de banho e itens de higiene pessoal que serão entregues aos pacientes que ficarão no abrigo.

As doações podem ser entregues na Faculdade São Lucas ? Departamento de Extensão e Cultura (R. Alexandre Guimarães, 1927 ? Areal. Porto Velho ? RO. CEP 78916-450), de segunda a sexta-feira, no horário comercial. ?Nós, do Hospital Santa Marcelina, abrimos as portas e o coração para que esta parceria atinja seus objetivos com grande sucesso. Transformar pessoas, melhorar a qualidade de vida de milhares de cidadãos, contribuir para que crianças, jovens e adultos sejam mais felizes, sintam-se incluídos na sociedade, tenham seus sofrimentos e limitações sanados ou minimizados, é a razão de ser do Hospital Santa Marcelina. Abraçamos a causa deste programa em parceria com a ONG Operação Sorriso porque nossa missão é continuar a fazer o que Jesus delegou aos profissionais da saúde: devolver alegria, disseminar a esperança, reavivar a fé?, afirmou Irmã Lina Maria Ambiel, diretora do Hospital Santa Marcelina de Rondônia.

VOLUNTÁRIOS - Ao todo, 50 voluntários de diversas regiões do Brasil estarão envolvidos no programa em Porto Velho. Todos os selecionados possuem experiência em outros programas humanitários da organização e são profissionais de saúde especializados em fissuras labiopalatais. Como é a primeira vez na cidade, existe uma imensa expectativa: ?Não sabemos ainda da demanda reprimida, temos a noção de que teremos um enorme trabalho pela frente que se consolidará nos próximos anos?, diz o diretor médico da Operação Sorriso.

ATENDIMENTO - Todos os pacientes que forem operados durante o programa humanitário de Porto Velho, retornarão para a consulta pós-operatória no dia 17 de dezembro e, durante um ano, farão acompanhamento odontológico e fonoaudiológico com os profissionais de saúde de Porto Velho. ?O atendimento continuado e multidisciplinar é a chave para a reabilitação completa do portador de fissura labiopalatal?, completa Luciana Garcia.

APOIO - A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como Ethicon - J&J, Colgate, Azul Linhas Aéreas, Fundação Aumund, Fundação Citi Esperança, White Martins, entre outras. E conta com o apoio da Marinha do Brasil que enviará uma equipe de médicos e enfermeiros para acompanhar o trabalho da ONG na cidade. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Sociedade Crânio-Maxilar, do Projeto Genoma, do Hospital Santa Marcelina, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, da FNazca, Way Models, Cristália, Approach Comunicação Integrada, EDF Communications e PRNewswire também fazem parte das empresas apoiadoras.

Fonte:






Noticia vista 1334 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.