Ouro Preto combate a violência sexual
A Secretaria Municipal de Ação Social (SEMAS) da Prefeitura de Ouro Preto realizou na manhã desta última terça-feira (8) a reunião da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Infanto-Juvenil.
O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal e contou com a presença da equipe técnica do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.
Segundo Francisco Antônio, secretário de Ação Social, a reunião serviu para planejar de forma técnica e científica as ações para o ano de 2008: ?O objetivo da reunião é informar e orientar os novos componentes da subcomissão sobre as conseqüências e os procedimentos legais em caso de suspeita de atos contra a criança e o adolescente?, enfatizou Francisco.
EMOCIONANTE - As crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) abriram as apresentações do dia com danças, e demonstrações de Capoeira, que são artes ensinadas dentro do programa.
Mas o espetáculo principal estava por vir. Integrantes do Programa Sentinela fizeram um teatro ao som de uma trilha sonora comovente, em que mostravam como o adolescente pode ser afastado da cidadania, da educação, e de sua paz interior, por meio de influências como a bebida, a prostituição, e o mundo do crime. Na platéia, muitos se emocionaram com a apresentação.
NOVIDADES - Francisco informou que o ano de 2008 terá muitas novidades em termos de projetos sociais para o município como, por exemplo, o Encontro de Articulação que será realizado no dia 18 de maio que terá desfecho com a mobilização de toda a sociedade na Praça da Liberdade: ?Haverá apresentações de oficinas, teatros, e palestras com os alunos e pais, abordando assuntos como a educação sexual, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, entre outros?, comunicou o secretário de Ação Social.
Segundo ele, vão participar deste evento: pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros especialistas em cada tema.
...