Mesa Brasil faz prestação de contas
(Da Redação) Foi realizado na última quarta-feira (10), na regional do Serviço Social do Comercio (Sesc), um coquetel de encerramento das atividades do programa ?Mesa Brasil?. Na oportunidade, os empresários colaboradores do curso puderam conferir a prestação de contas do Mesa Brasil, feita pela gerência do Sesc.
O programa trabalha com alimentos geralmente dispensados pelo comércio, mas que não perderam suas propriedades nutritivas. De acordo com a gerente do Sesc em Ji-Paraná, Sandra Sílvia Ferreira, a iniciativa privada tem grande importância no desenvolvimento do programa. ?Temos vários parceiros em Ji-Paraná. Nosso programa ajuda diversas graças aos incentivos que o empresariado nos dá?, afirmou.
Em Ji-Paraná, os mercados Taí, Taí Max, Bom Dia, Atlântico, Sanches, Arco-Íris, Irmãos Gonçalves e Guarulhos contribuem para o Mesa Brasil, que funciona a um ano em Ji-Paraná além de outras entidades como a Associação de Pais e Amigos (APAE) e a creche Cantinho do Céu.
MESA BRASIL - Criado pelo Sesc São Paulo em 1994, o Mesa Brasil se instalou nas principais capitais nordestinas nos anos seguintes à sua criação. Diante do sucesso do programa, o Departamento Nacional do Sesc o estendeu às demais unidades de cada Estado brasileiro a partir de 2003.
O projeto funciona da seguinte maneira: os alimentos que perdem o valor comercial para os supermercados são doados ao Mesa Brasil, que se encarrega de verificar os valores nutricionais e as condições de consumo.
Após essa triagem feita por técnicos, os alimentos são distribuídos pelo Mesa Brasil às instituições filantrópicas cadastradas no programa. Estas instituições ficam responsáveis pelo preparo dos alimentos e servem as refeições nos próprios estabelecimentos, conforme as ações educativas do Mesa Brasil implantadas em cada instituição cadastrada.
...