Correio Popular Notícia



PREVISÃO
O Natal das famílias desabrigadas pela enchente

Data da notícia: 2014-12-24 14:20:21
Foto:

(Josias Brito) O retorno do período das chuvas está preocupando muitos moradores de Ji-Paraná. Traumatizados com as tragédias e prejuízos provocados pelas enchentes ocorrida em dezembro de 2013 e no início deste ano, eles temem ficar novamente desabrigados. De acordo com a Defesa Civil, as áreas de risco estão sendo monitoradas.
Com a previsão no aumento das chuvas nos próximos dias, o Natal deste ano tem a previsão de tempo nublado, com possibilidade de pancadas de chuva nos dias 24 e 25 de dezembro em todo o estado. A freqüência das chuvas em Ji-Paraná aumentou no início desta semana. Desde a última segunda-feira (22), a cidade vem sofrendo com alguns contratempos causados pela chuva, como ruas alagadas e o nível de igarapés e dos rios subindo rapidamente. De acordo com a Agência Nacional da Água - ANA, o tempo segue instável hoje (24) e amanhã (25) em todo o Norte do país. A partir de hoje, o clima deverá ficar fechado logo pela manhã. O céu estará nublado durante todo o dia do Natal, com algumas pancadas de chuva.
Uma das pessoas que têm perdido o sono durante a noite é o desempregado Raimundo José Freita, que mora no bairro Urupá, próximo ao Rio Urupá. Ele contou que a casa onde vive já foi completamente tomada pelas águas e ameaça ser levada pela correnteza. ?O perigo maior é a casa cair em cima de mim e do meu filho?, declarou. Segundo Raimundo, as pancadas de chuva do último domingo (21) aumentaram ainda mais a preocupação. ?Quase que caiu tudo e quase que condenou a casa do meu vizinho. Ele teve que fazer um buraco no muro para tirar a água daqui de dentro, porque a enxurrada entrou como se fosse uma tromba d?água?, disse.
Nos bairros Bela Vista, São Francisco, Primavera e Beira Rio, no mesmo município, moradores contam que não é difícil encontrar quem perdeu algum objeto devido aos alagamentos. Na casa da auxiliar de Serviços Gerais, Tânia Maria de Souza, grande parte de móveis e eletrodomésticos são novos. Os antigos foram danificados pela última enchente. ?Perdi cama, guarda-roupa, fogão, geladeira, armário. A gente está começando tudo do zero e, por isso estamos saindo antes que ás águas atinjam nossos móveis e acabamos perdendo tudo novamente?, disse.
Para Antônio José, que reside no bairro Urupá há mais de 37 anos, é a primeira vez na história que ele presencia o nível do rio Urupá sair da caixa e atingir as residências antes do natal. ?Nunca vi o rio subir tão rápido e antes do natal, como está acontecendo neste ano?, destacou. A Defesa Civil de Ji-Paraná informou que está acompanhando a situação de cada bairro. ?Nós estamos indo ao local para fazer vistorias quando somos solicitados e o monitoramento dessas áreas de risco?, disseram.

Fonte:






Noticia vista 1429 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.