Correio Popular Notícia



ÁGUA
Comunidades do Estado serão beneficiadas com água potável

Data da notícia: 2015-01-08 11:00:11
Foto:

(Da Redação) O restrito acesso à água de qualidade pelas comunidades rurais de Rondônia levou o governador Confúcio Moura a buscar alternativas para mudar essa realidade e garantir que a água potável pudesse chegar à casa de centenas de famílias. Como resultado, assegurou para Rondônia recurso de mais de R$ 16 milhões oriundos do programa ?Água Para Todos?, do governo federal.
Inicialmente estão sendo beneficiadas 30 comunidades nos municípios de Urupá, Alvorada do Oeste, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Theobrama, Candeias do Jamary, Guajará-Mirim e Porto Velho, contemplando, aproximadamente 1.300 famílias.
A assinatura do Termo de Compromisso entre o Estado e a União foi realizada em 2013. O programa, até então, era desenvolvido apenas no nordeste por ser a região que mais sofria com a falta de água, porém o empenho do Governo e a real situação das comunidades em Rondônia viabilizaram a ampliação do programa.
A coordenação dos trabalhos está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). Segundo o coordenador, Natan de Oliveira, o programa é exclusivo para atender comunidades de assentamentos rurais, ribeirinhas, indígenas, quilombolas, agricultores familiares e assentamentos.
Para selecionar os municípios, a equipe realizou mapeamento e verificou onde havia maior necessidade de água potável. De acordo com o projeto, o acesso à água de qualidade deverá ser através da implantação de sistemas de abastecimentos e viabilizado por meio de poços artesianos com distribuição coletiva, garantindo o consumo humano e utilização na produção agrícola e alimentar.
Conscientização
O coordenador enfatizou que a água potável é um dos recursos fundamentais que influenciam na saúde pública. ?Hoje nós não fazemos um tratamento preventivo, nós já tratamos a doença. Quando o Estado disponibiliza água de qualidade à população, diminuem-se os gastos com saúde?, ressaltou Natan.
Após a instalação dos sistemas, a comunidade passará por um trabalho técnico e socioambiental, que consiste na reeducação alimentar, uso consciente da água e orientação na mudança de hábitos. ?A empresa contratada para estas ações irá trabalhar também, junto às comunidades, a gestão dos sistemas como, por exemplo, manutenção, custos de energias, entre outros. Tudo isso vai ser definido em parceria com os contemplados e prefeitura para garantir a durabilidade dos sistemas?, explicou Natan. Com informações de Jane Carla ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1596 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.