Força-tarefa vai atuar na prevenção durante carnaval no Estado
(Da Redação/Assessoria) Uma força-tarefa formada por técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Superintendência Estadual da Paz (Sepaz) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Companhia Independente de Trânsito (Ciatran) vai atuar na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), combate ao uso de drogas e consumo de álcool, durante o carnaval deste ano.
Uma reunião para traçar as metas e atividades que serão realizadas em conjunto durante o carnaval foi realizada na última sexta-feira, (9) , na sede da Sesau. De acordo com a coordenação, as equipes vão atuar nas principais cidades do Estado, em especial Porto Velho.
Várias blitzes serão feitas em pontos considerados estratégicos na Capital. Nas abordagens, foliões e motoristas vão receber material educativo com informações importantes e cuidados que as pessoas devem ter para brincar o carnaval com segurança.
De acordo com o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, milhares de preservativos masculino e feminino serão distribuídos. A equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) vai disponibilizar testes rápidos para diagnosticar HIV.
O delegado Thiago Flores, que assumiu recentemente a Sepaz, avalia como muito positiva a proposta de integrar as forças de cada órgão em torno do mesmo objetivo. Ele citou como exemplo a conscientização da população sobre os males que o consumo de drogas pode causar.
Para Thiago Flores, a ação deve ter como objetivo orientar a população sobre os riscos e os males que as drogas trazem para o ser humano e para o ambiente familiar. A principal abordagem será a importância da união e do apoio da família, tanto na prevenção quanto no tratamento da dependência química....