FEIRA
Ji-Paraná recebe VII edição do Festival de Flores
(Josias Brito) Quem for até o Ginásio de Espores Gerivaldo José de Souza, o ?Gerivaldão, no centro de Ji-Paraná, a partir da próxima sexta-feira (30), poderá encontrar um jardim com mais de 150 espécies de plantas do país. É a VII edição do Festival das Flores da cidade de Holambra, região do interior de São Paulo onde a maioria da população se dedica ao cultivo de flores. O festival acontece até o dia 8 de fevereiro, das 8h até 19h, com entrada gratuita.
A exposição, que pretende atrair 50 mil curiosos e admiradores em seus dez dias, tem cerca de 150 espécies à venda, todas vindas da cidade paulista, a maior produtora de flores ornamentais do País.
Rosas, orquídeas, violetas, samambaias, cactos, begônias e tulipas são algumas das flores comercializadas a preços populares. A feira também traz mudas de diversas espécies e vasos.
O público encontrará, durante todo o dia, além das belezas das plantas sempre expostas, opções de plantas novas, a serem apreciadas e para ser adquirida. O evento tornou uma tradião em Ji-Paraná com o tom das flores e o seu colorido especial. O festival está na sua sétima edição na cidade, e por isso, é um evento de sucesso conhecido na região, pelo grande fluxo de visitantes aos seus espaços de realização.
Serão dez dias em que o público poderá ter acesso às diversas espécies de flores e plantas ornamentais, direto da cidade de Holambra para Ji-Paraná. A cada ano, tem sido crescente o público que vai ao local da feira para adquirir plantas raras e com preços mais em conta, além de ter orientações sobre a melhor adaptação ao clima, cultivo e como cuidar das plantinhas em casa ou em apartamentos.
O local é aberto para crianças, adultos e idosos. No espaço, as pessoas encontrarão colaboradores, dispostos a auxiliar com informações e até mesmo levando as orientações necessárias para o cultivo. ?A feira é também um lugar de compartilhamento de alegrias?, lembrou um dos organizadores do evento, Braz Fernandes.
Durante os últimos anos, o público surpreendeu com um evento que se tornou, não apenas de comercialização, mas um estímulo ao turismo regional, além de ter a oportunidade de contemplar as flores e plantas, especialmente aquelas pessoas que pretendam presentear com uma plantinha ornamental ou uma flor, das diversas espécies expostas.
Maior produção
A cidade paulista de Holambra passou a ser responsável pela maior produção de flores do Brasil e também é exportadora para vários países. A produtividade corresponde à 30% das flores e plantas ornamentais cultivadas em todo o País. Para atender a demanda, uma estrutura foi montada no Ginásio Gerivaldão para realização do Festival. Está previsto pra chegar na região novas flores e plantas ornamentais para incrementar o festival.
Conforme a coordenação do evento, o público ji-paranaense tem correspondido à altura desse grande evento. O festival contará com flores desde rosas, gérberas, bonsais, cactos, orquídeas, violetas e muito mais variedades poderão ser contempladas no local de realização do festival. ?Essa é mais uma opção para a população se beneficiar com as plantas e flores?, concluiu Braz.
...