Correio Popular Notícia



Educação Indígena
Indígenas trocam culturas em curso

Data da notícia: 2015-01-30 11:50:31
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O intercâmbio cultural por meio da música e da dança foi o tema da aula interdisciplinar e multicultural do Projeto Açaí 3; o curso de formação de professores indígenas ministrado pelo governo estadual. As apresentações ocorreram na tarde da última quarta-feira (28), no auditório do hotel fazenda Minuano, em Ji-Paraná, local da realização da primeira fase do Projeto Açaí iniciado no dia 12 deste mês.
Para o coordenador da Organização dos Professores Indígenas de Rondônia (Opiron) Anderson Suruí, esta atividade multicultural é importante porque se trata de uma troca de conhecimento entre os povos. ?Cada etnia vive os próprios costumes. Aqui temos oportunidade de conhecer mais cada parente nosso?, afirmou Anderson Suruí, atribuindo grau de parentesco junto aos participantes do Projeto Açaí. ?Nossa luta agora não é mais com flechas, mas com documentos?, bradou o coordenador.
De Guajará Mirim, o líder Gevanildo Orowaram avalia o Projeto Açaí como fundamental para a própria defesa dos povos indígenas. ?Com conhecimento somos mais fortes na luta em favor dos nossos interesses?, disse Orowaram. ?Precisamos defender nossa língua, cultura e costumes, assim como conhecer um pouco sobre a cultura dos outros povos?, assinalou.
O Projeto Açaí tem o objetivo de preparar os participantes, de várias etnias para que eles assumam as salas de aulas nas próprias aldeias. O curso dura em média três anos e é realizado em etapas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). ?A qualidade da educação indígena em Rondônia é diferenciada em relação aos demais estados brasileiros?, assegura o professor Alécio Valois, que representou o coordenador estadual de educação indígena Flávio Luiz Gonçalves dos Santos.

Fonte:






Noticia vista 1320 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.