Defesa Civil Estadual apóia famÃlias ribeirinhas
O comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel PM Lioberto Caetano, afirmou que o governo estadual tem apoiado ações da Defesa Civil do MunicÃpio de Porto Velho. Segundo o comandante Caetano, projeções feitas em Porto Velho por órgãos especializados mostram que este ano não haverá enchente nas proporções do ano passado. ?Nos preparamos um pouco melhor para lidar com esta questão, caso necessário. Neste momento a nossa função é de apoio à Defesa Civil do municÃpio?, ressaltou.
A retirada de algumas famÃlias está acontecendo no bairro Nacional, no Beco do Gravatá. ?Essas famÃlias foram atingidas com a cheia do ano passado e mesmo sem autorização das autoridades competentes elas retornaram para suas casas e foram atingidas novamente, o que já era esperado?, disse o coronel.
Segundo ele, o governo estadual auxilia no transporte das famÃlias para casas de parentes e, a respeito disso, existe entendimento entre o Ministério Público Estadual, Governo do Estado e Prefeitura da Capital. ?Se por acaso houver famÃlias desabrigadas, elas não serão alojadas em escolas da rede pública estadual ou municipal, para não causar prejuÃzo ao ano letivo?.
Caetano disse que é remota a possibilidade de haver outra enchente na proporção da ocorrida no ano passado. Na quarta-feira, o nÃvel do rio Madeira estava em 15,32 metros. No mesmo dia do ano passado, alcançava 15,27 metros, ou seja, este ano está cinco centÃmetros a mais. No entanto, no final do mesmo dia, naquele ano, já havia baixado 30 cm, ficando em 15,02 m, ?bem abaixo se comparado ao ano anterior?. ...