PM vai a escola prevenir contra drogas
A PolÃcia Militar do municÃpio de Mirante da Serra realizou durante esta semana várias palestras na Escola na Escola Florizel Lamego, como parte das atividades da Semana da Cidadania, com presenças de alunos do nÃvel médio e fundamental, pais de alunos e professores. Mais de 150 pessoas participaram do evento, que tratou de temas como: segurança pública, criminalidades e combate à s drogas.
Conforme o Sargento PM Glenervan, ?de acordo com as estatÃsticas, os Ãndices de jovens menores de idades envolvidos com a criminalidade aumentaram consideravelmente nos últimos anos, não só em Rondônia mais em todo PaÃs. E, dentro do quadro social em que o paÃs convive como a ignorância, que também contribui muito para o aumento de atos violentos. Mas o crime não é fruto exclusivo da ignorância; a fome, a desigualdade e a exclusão social constituem alguns dos fatores condicionantes do crescimento da criminalidade?, disse.
Outro assunto abordado foi quanto o aumento de perÃodo de internação do adolescente infrator nos estabelecimentos sócio-educativos. ``Infelizmente os sistemas prisional e sócio-educativo do paÃs não estão preparados para exercer o mister de recuperação dos internos. Muitos dos presÃdios e estabelecimentos destinados aos adolescentes infratores tendem a se tornar escolas de aprimoramento da delinqüência``, expôs.
De acordo com o palestrante PM Jean César, defende algumas medidas preventivas que deveriam ser adotadas, como por exemplo, um sistema de justiça ágil, a redução da menoridade para dezesseis anos, a sociedade colaborando e a preservação dos valores da ética e da moral, a começar pela famÃlia.
Os alunos mostraram-se interessados no assunto, interagiram com perguntas e observações, e foram distribuÃdos brindes aos alunos e professores, que demonstraram surpresos com a iniciativa dos órgãos, elogiando os trabalhos que a policia militar vem realizando no municÃpio, no que tange a questão do trânsito e outros trabalhos desenvolvidos.
...