Fetagro critica criação do Conseleite
(R. Campos) A criação recente do Conselho de Produtores e Indústrias de Leite do Estado de Rondônia (Conseleite/RO) aprovado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) e SindLeite, que é ligado as industrias do setor, não irá beneficiar a todos os produtores de leite do Estado. O conselho criado nesta semana tem como principal atribuição fixar o preço do produto a ser pago aos produtores, mas como as entidades representam apenas os grandes produtores de leite e indústrias, os cerca de 80 mil pequenos produtores de Rondônia serão prejudicados.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia (Fetagro), Lázaro Dobri, a ação da Feparon e Sindleite tira a liberdade dos pequenos produtores de discutirem um preço mais justo para seus produtores. ?Eles estão atropelando o trabalho que estamos desenvolvendo junto a Assembléia Legislativa e representantes dos produtores para criar um Conseleite sério e que vise a valorizar de toda a cadeia produtiva. Eles não representam nem 20% dos produtores do Estado?, ressaltou Lázaro Dobri.
O conseleite, segundo Lázaro Dobri, é um conselho que tem a participação de representantes dos produtores, como as federações, sindicatos, cooperativas e industriários do setor para regulamentar os preços do produto no mercado rondoniense. ?O Conseleite que pretendemos criar para o Estado visa melhorias e não a desorganização? criticou Dobri.
Amanhã (16), técnicos do Conseleite do Paraná estarão em Rondônia para apresentar o projeto, que é um sucesso naquele Estado porque acabou com as constantes tensões entre produtores e laticínios. Eles estarão no Estado a convite da Assembléia Legislativa e daram esclarecimentos de como o Conseleite daquele Estado contribuiu para o crescimento dos produtores paranaenses.
...