Correio Popular Notícia



BEM-ESTAR
Atividades de hidroterapia reiniciam em março

Data da notícia: 2015-02-11 16:32:59
Foto:

(Carol Camilo) As atividades de hidroterapia para os idosos ji-paranaenses cadastrados do Programa de Atenção a Saúde do Idoso (Pasi), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), serão retomadas no dia 2 de março deste ano, na Golfinho Natação, empresa terceirizada para atender a demanda da saúde pública local.

De acordo com a diretora do Pasi, Mariele Lima, os idosos passaram por uma avaliação médica e foram liberados para a avaliação fisioterápica para poderem participar das aulas. ?Neste ano teremos 250 idosos homens e mulheres acima de 60 anos participando da hidroterapia. Os idosos que tiverem interesse em participar podem telefonar para a Semusa no número 3416-4177 e obter maiores informações de como se cadastrar na lista de reserva?, informou Mariele Lima.

As aulas serão realizadas nas manhãs de segunda a sexta-feira em uma piscina que tem todas as adequações necessárias para atendimento aos idosos. Segundo Mariele Lima, são quatro turmas todas as manhãs e cada idoso participa das atividades duas vezes por semana, durante 50 minutos. ?A hidroterapia ajuda os idosos a fortalecer a musculatura, melhorar o equilíbrio, relaxar as articulações, entre outros benefícios, além de melhorar a auto-estima deste público?, salientou a diretora, ressaltante que é oferecido ônibus para facilitar o transporte dos idosos.

Qualidade de vida

A hidroterapia para idosos, segundo especialistas, visa o bem-estar cotidiano e a melhoria de sua qualidade de vida, com exercícios e atividades que proporcionam maior liberdade de movimento, flexibilidade, equilíbrio e manutenção do sistema cardiovascular, além de ampliar os mecanismos de socialização, a auto-estima e favorecer o conhecimento de suas reais capacidades e potencialidades?.

A prática de exercícios hidroterápicos pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas, bem como: a melhora da força e resistência muscular; facilitação do trabalho de pacientes com problemas degenerativos nos ossos, articulações e tendões; diminuição da susceptibilidade destes pacientes à dor e novas lesões e a melhora do equilíbrio. Conforme os especialistas, a hidroterapia também trata de desordens da marcha senil e problemas no aparelho locomotor e aumenta a capacidade de auto-suficiência e bem-estar geral e alivia as ansiedades, insônia e depressão sustentando o vigor sexual. ?A falta de equilíbrio e as quedas são problemas relevantes na faixa geriátrica. A hidroterapia é utilizada para tratar doenças reumáticas, ortopédicas e neurológicas?, detalham os especialistas.

Fonte:






Noticia vista 1344 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.