MEGAFONE
SEM FOTO
Contrariando decisão do CONTRAN, os órgãos de trânsito de todo o País estão impedidos de cassar as carteiras de habilitação sem foto dos motoristas que não fizeram o recadastramento dentro do prazo. A medida foi considerada ilegal porque o Código Brasileiro de Trânsito não determina pena de cassação no caso de atraso na renovação. Segundo ele, a resolução não dava ao motorista direito de defesa.
VALIDADE
As carteiras sem foto foram emitidas no País entre 1982 e 1989. Nesse período, a legislação federal estabelecia que o documento teria validade até o condutor completar 40 anos de idade. Quem tirou a carteira com 18 anos, em 1989, por exemplo, só terá de renová-la em 2012.
UNIR
A UNIR abriu concurso que oferece 56 vagas para professor do magistério superior, em diversas áreas do conhecimento, distribuídas entre o Campus de Porto Velho e os Campi do interior. Os salários variam de R$ 1.646,70, para a titulação de especialista, em regime de trabalho de 20 horas semanais, até R$ 6.630,34 para a titulação de doutor, em regime de dedicação exclusiva. As inscrições podem ser feitas até 30 de janeiro. Mais informações pelos telefones (69) 2182-2182 ou 2182-2187 ou no endereço www.unir.br, na seção ?Concursos? no link ?Concurso para docentes - Edital 011/2008?.
RECEITA
O deputado Euclides Maciel quer que as receitas médicas sejam entregues digitadas aos pacientes. A medida visa impedir a compra de medicamento errado e facilitar o entendimento do que foi prescrito, já que, segundo estudos da USP, ?24% das pessoas que vão ao médico não sabem qual medicamento foi receitado?.
CRIME AMBIENTAL
Reportagem da TV Rondônia denunciou ontem que pelo menos três toneladas de peixes de várias espécies já foram mortos no Rio Madeira, a seis quilômetros de Porto Velho, por conta das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, todos mortos pela falta de oxigenação da água. O MPF já ajuizou ação de improbidade administrativa com pedido de afastamento liminar do presidente do Ibama, Roberto Messias Franco.
URNA FRAUDADA
O jornal Diário de Pernambuco publicou, esta semana, matéria dizendo que houve comprovação de fraudes em urnas eletrônicas usadas na eleição da cidade de Caxias, no Maranhão. Segundo o jornal, 2 técnicos da USP atestaram que as urnas tiveram a lista de códigos digitais e programas alterados. Numa análise do técnico da Microbase Tecnologia, Frederico Gregório, mostra que, a partir do flash de carga, um programa fraudador torna corruptível cem máquinas e, ao ser desativado, não deixa qualquer rastro ou indício de violação.
...