INFRAESTRUTURA
Mariana e São Francisco receberão mais de 30 km de pavimentação e drenagem
(Da Redação) O secretário Gilson Nazif, da Secretaria Municipal de Obras (Semob), fez uma breve explanação sobre o projeto de obras que estão em execução pela Prefeitura de Porto Velho. O secretário lembrou que os dois primeiros anos da administração do prefeito Mauro Nazif foram muitos difíceis e o tempo perdido para ?arrumar a casa? estão começando a ser recuperados agora.
Para exemplificar as dificuldades, o Secretário lembrou que a frota da Semob estava reduzida em apenas uma máquina que ainda estava quebrada. ?Felizmente essa fase foi vencida e a prefeitura começa agora mostrar à população um volume de trabalho mais intenso. São obras em mais de quarenta bairros mais os distritos. São mais de cem milhões de reais que serão investidos com recursos próprios dos municípios?, disse o secretário.
Bairros como o Lagoa, que de acordo do secretário, nunca havia recebido ações da prefeitura, receberá este ano obras de pavimentação e drenagem. Outros bairros esquecidos, como o Mariana e o São Francisco, também foram incluídos no pacote de obras da prefeitura. Nos dois bairros serão mais de 30 quilômetros de pavimentação e drenagem. ?Além da zona leste, estamos também atacando na zona norte e sul. Para se ter uma ideia, no Nacional vamos fechar cem por cento com pavimentação. Na zona sul também estamos com um grande volume de obras que por finalidade melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Mauro usa também uma estratégia diferenciada dos outros prefeitos. Agora toda obra de pavimentação da prefeitura só é executada se tiver o projeto de drenagem?, disse.
E para agilizar a execução dessas ações, o município arca com a compra da tubulação, que é a parte mais cara, e licita a mão de obra. Outra estratégia que está sendo usada para aumentar a vida útil do asfalto é a construção de passagens molhadas nas vias para evitar o acúmulo de água servida na pista. Essa experiência vem dando certo nas cidades onde foi implantada.
Ações
Gilson Nazif adiantou ainda que ao radialista que, até o momento, todas as ações executadas pela Semob são com recursos do próprio município e dentro dos próximos meses a tendência é avançar na execução das obras de infra-estrutura com a criação de uma Coordenadoria Metropolitana dentro do do Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte de Rondônia (DER/RO).
Com essa coordenadoria a prefeitura vai poder fechar convênio com o Estado para trabalharem juntos na pavimentação da cidade. Pela parceria, o município fica responsável pelas obras de drenagens, enquanto o Estado executa a pavimentação. ?Essa parceria é muito importante para o município. Sabemos da ansiedade da população, pois havia uma expectativa muito grande com relação a administração do prefeito Mauro por conta de tudo que aconteceu. E estamos agora respondendo a essa expectativa?, disse. Com informações de Joel Elias ? Assessoria.
...