Plano Estadual auxiliará municípios em caso de enchente
(Da Redação/Assessoria) O Corpo de Bombeiros Militar, que atua como a Defesa Civil em Rondônia, está preparado para atuar nos municípios em que houver necessidade de socorro a vítimas. Em 2014, realizou trabalho de salvamento e assistência aos atingidos pela enchente. Além disso, transportou doentes de municípios isolados para a Capital a fim de receber tratamento.
Um Plano Estadual de Contingência está sendo desenvolvido e deve agregar os planos de contingência dos municípios. Segundo o diretor de Planejamento e Operações do Corpo de Bombeiros, tenente Artur, para que eles atuem, é necessário solicitação do município atingido. ?A primeira resposta cabe ao município. Ao exceder sua capacidade de resposta, pede auxílio à Defesa Civil estadual, que atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros utilizando toda sua estrutura?, disse.
A atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual é no sentido de oferecer a logística necessária para transportar os atingidos, dar-lhes assistência em local seguro e auxiliar no processo de reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública, ou seja, reconhecimento da situação.
Segundo ele, poucos municípios do Estado têm condições de manter um quadro profissional necessário para atender à demanda devido aos altos custos. Neste ano, Porto Velho já solicitou auxílio para socorrer os atingidos pela cheia nas áreas mais baixas, em que o rio já chegou. ?Neste ano o rio Madeira está cerca de 1,5 metros abaixo da mesma marca registrada no ano passado, mas, mesmo assim várias áreas já foram atingidas?, relata.
POP
O Procedimento Operacional Padrão (POP) para ações de resposta em Defesa Civil vai definir as ações a ser tomadas, de acordo com as diretrizes do gestor que estiver à frente, tanto em nível municipal quanto estadual. O POP auxilia na tomada de decisão por parte da Defesa Civil Estadual, onde nele consta o que fazer e que ações tomar. Após o reconhecimento da catástrofe, conforme o tenente Artur, são acionadas as autoridades para o acolhimento das pessoas....