ALE realiza workshop sobre funcionamento do Poder Legislativo
(Da Redação) A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa realizou ontem (2), no plenário da Casa de Leis, o primeiro workshop de 2015 com o tema: ?Nova Legislatura: Conhecendo o Funcionamento do Poder Legislativo?, com a explanação sobre todas as secretarias da Casa de Leis. A abertura do evento foi feita pelo presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho (PP).
Pela manhã a primeira palestra teve como tema ?Conhecendo a Secretaria Legislativa?, ministrada pelo secretário legislativo Carlos Alberto Martins Manvailer, com enfoque no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e pelo diretor do Departamento Legislativo, Huziel Trajano Diniz, que explanou especificamente sobre a Divisão de Expediente, Comissões, Taquigrafia, Publicação e Anais e Documentação.
Durante o workshop houve a participação do deputado Dr. Neidson (PTdoB) e de assessores de gabinetes e das diversas secretarias, departamentos e divisões da Assembleia Legislativa. Para a diretora da Escola do Legislativo, Rosinete Gomes Nepomuceno Sena, este workshop visa otimizar os trabalhos da ALE.
A chefe de gabinete do deputado Dr. Neidson, Luciana dos Santos Ocampo Silva, disse que, como para ela o processo legislativo é novo, este workshop foi de suma importância para tirar dúvidas e esclarecer sobre o funcionamento da Casa. ?A participação dos assessores é fundamental porque o que está sendo explanado só vem somar para o trabalho que vamos desenvolver na Assembleia?, destacou.
Para o ex-deputado Luiz Gonzaga (Legislatura 1987-91), que hoje é assessor político do deputado Airton Gurgacz (PDT), a Escola do Legislativo está trazendo conhecimento aos novos assessores e atualização aos antigos. Parabenizou pela iniciativa e sugeriu a realização de mais workshops no decorrer da legislatura enfocando temas por setores, sendo que o campo é vasto e nos gabinetes há muita procura e pedidos. ?É importante conhecer a Assembleia hierarquicamente e saber como são os trâmites do processo legislativo?, enfatizou. Com informações da Assessoria....