Correio Popular Notícia



PÁSCOA
Ovos de Páscoa já enfeitam supermercados

Data da notícia: 2015-03-07 09:56:19
Foto:

(Da Redação) Os ovos de chocolate, símbolo da Páscoa, já estão à disposição dos consumidores em supermercados de Ji-Paraná. Brinquedos, bolsas, óculos, carrinhos e pulseira, variedade é o que não falta na hora de escolher os ovos de Páscoa, que é no dia 5 de abril, principalmente para a criançada. De acordo com o gerente de um supermercado do município, Valdemar Albuquerque, o estabelecimento está preparado para atende seus clientes com diversos tipos de produtos para comemorar a Páscoa, visando atender todos os gostos. ?Este é o período de maior crescimento nas vendas que variam de 30% a 40%?, informou o gerente.

Nas prateleiras, o consumidor deve encontrar na Páscoa deste ano produtos mais sofisticados, além de várias opções de linhas infantis, como Star Wars, pela Nestlé, e Turma da Mônica pela Lacta. Ovos para degustar com colher e produtos com menos açúcar e mais cacau também têm ganhado muito destaque. Entre os lançamentos das principais fabricantes do setor, estão novas versões de ?chocolates campeões?, como Kit Kat e Batom, além de trufas recheadas e bolo de bem-casado.

?Apesar da barra de chocolate ser mais barata, as crianças ficam encantadas com as novidades e fica difícil não comprar pelo menos um ovo de Páscoa?, disse a estudante Ivonete Ribeiro.
Com tantas novidades, esse chocolate pode acabar ficando ?salgado? por conta do aumento do preço neste ano. Segundo um levantamento promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizado junto a supermercadistas em todo o País, todos os produtos relacionados à Páscoa tiveram aumento de preço em relação ao ano de 2014. Os ovos de Páscoa apresentam a maior alta, chegando a ficar 10,9% mais caros na comparação ao ano passado. ?A categoria Chocolates em geral, que inclui os tabletes, teve aumento de 8,8% nos preços que contribuem para o aumento do preço dos ovos de Páscoa?, informou a ABRAS.

Procon
De acordo com a Fundação Procon, a principal dica antes de qualquer compra é a tradicional pesquisa de preços, ainda mais quando o produto é vendido somente em determinado período do ano, como o caso dos ovos de chocolate. ?Diante das muitas opções de marcas e sabores, a população tem de ficar atenta e conhecer os produtos, que não têm troca e devem estar expostos em temperatura adequada nos locais de venda. Primeiro é preciso pesquisar, além de saber a origem, a data de fabricação e a de validade dos produtos. Não compre por número e sim por peso?, explica.
A consumidora Kátia da Silva, que tem muitos sobrinhos e afilhados, afirma que já começou pesquisar os preços dos ovos de chocolates e ficou assustada com os valores.

?A diferença entre os ovos de Páscoa e as barras de chocolate ou caixas de bombons é gritante. Em alguns casos o preço do ovo é mais que o triplo em relação a barra comum?, afirmou.

Peixe
Com a Páscoa chegando vem com ela a tradição de comer peixe. Em Ji-Paraná os supermercados se preparam para receber o período e reforçam os estoques para atender a demanda. Para o presidente da Colônia dos Pescadores de Ji-Paraná, Manuel Batista, que há 20 anos tem acompanhado a produção e o manejo de criação de peixe, essa data é bastante esperada para pesqueiros, pois a procura aumenta, proporcionado lucro imediato. ?Aqui na feira o peixe mais procurado é o tambaqui, pelo baixo custo com grande produção na região?, comentou.

Cuidados
A compra de peixes deve ser cuidadosa para evitar frustrações e ?indigestões?. De acordo com a Fundação Procon, os peixes frescos têm que estar conservados envoltos em gelo. ?A pessoa deve verificar a aparência, observando se a barriga está firme à pressão dos dedos, os olhos brilhantes e salientes e as escamas bem presas ao corpo. A higiene e o armazenamento também são itens importantes a serem verificados: no supermercado, deve estar em balcão frigorífico e na feira, é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos, além de ser obrigatório que o feirante use luvas descartáveis.?, orientou.

No caso do peixe congelado e vendido embalado, segundo a Fundação, o balcão onde ele estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete sua qualidade. A presença de gelo indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a 18 graus e o resfriado, abaixo de zero grau. ?Verifique no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado, é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente?, informou.

Quanto ao bacalhau, o consumidor deve procurar conhecer sua procedência. ?Uma boa pesquisa de preços e tipos pode levar a compra mais acertada. Não adquira se estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração. Por ter um preço de venda relativamente alto, uma sugestão seria substituir o bacalhau por peixes frescos da temporada?, finalizou. Com informações das Agências de Notícias.

Fonte:






Noticia vista 1340 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.