RURAL SHOW
Rondônia terá primeiro Shopping Pró-Genética de Zebu
(Da Redação/Assessoria) Por ocasião da 4ª Rondônia Rural Show, que acontecerá de 27 a 30 de maio, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, será realizado o primeiro Shopping Pró-genética de Rondônia. A novidade foi anunciada durante reunião, nesta semana, no escritório da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), também em Ji-Paraná.
De acordo com o coordenador de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Júlio Peres, o objetivo do evento é fornecer animais de reconhecido valor genético registrado em definitivo na ABCZ, com exame andrológico, atestado negativo de brucelose e tuberculose. A proposta é dar segurança sanitária e garantia de melhoramento genético para o criador que venha adquirir esses animais.
O coordenador da Seagri destacou o pioneirismo em apresentar aos produtores um material genético superior, que trará melhoramento significativo ao rebanho. ?A outra vantagem do Shopping Pró-Genética é que, independente do nível social do produtor, sendo ele pequeno, médio ou grande, terá acesso a esses animais registrados a um preço médio comercial, viabilizado pela parceria da ABCZ e o governo do estado?, disse.
Conforme Guilherme Henrique Pereira, Zootecnista, técnico responsável pelo Escritório Regional da ABCZ, o Shopping terá durante os quatro dias uma amostra de animais com preços fixos à venda. ?O produtor que desejar adquirir os animais vai lá no curral, olha o animal que mais o agrada, a raça e negocia direto com o vendedor ou representante do mesmo?, explicou.
PRÓ-GENÉTICA
O pró-genética é um programa concebido pela ABCZ e apoiado pelos governos Federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão de obra rural, que tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no País.
?É um projeto que deu certo. Ele vem para difundir a genética e facilitar o acesso a animais melhoradores. Em Rondônia temos 112 produtores cadastrados com material genético que não perde em nada em nível de Brasil. A rusticidade do zebu, a prolificidade e a sua adaptabilidade ao clima de Rondônia fazem dele a raça ideal para o estado?, enfatiza Pereira.
?O governo do estado, através da Seagri, vem investindo na capacitação tecnológica da cadeia produtiva. A construção da usina de calcário foi o primeiro passo para melhorar a qualidade das pastagens do estado. E o Pró-Genética vem para melhorar a qualidade do rebanho bovino?, apontou Evandro Padovani, secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária.
...