Questionários sobre AIDS vão ser realizados no ensino público estadual
Cerca de 14% dos portadores de AIDS em Rondônia tem entre treze e vinte e quatro anos. Por isso, um trabalho de conscientização com este público deve ser feito a partir da próxima semana, em cinco escolas de ensino médio de Ji-paraná, e também, em cinco da capital.
Na oficina de capacitação, servidores de cinco escolas estaduais de ensino médio da capital aprendem como conscientizar os adolescentes a respeito da doença.
A árvore do prazer é a primeira dinâmica. Nela, os estudantes fixam papéis sobre o que mais agrada em um relacionamento, qual o risco e como se prevenir.
O questionário de auto-avaliação é o próximo passo. Através dele, os alunos descobrem se estão vulneráveis, em seguida, recebem orientação psicológica sobre a importância e o local onde fazer o exame. O programa federal é um piloto à ser adotado em outros estabelecimentos.
REGISTROS - Os primeiros registros de AIDS em Rondônia foram identificados há 21 anos. Hoje, o estado tem quase mil e quinhentas notificações.
Deste total, duzentos casos são na faixa etária entre treze e vinte e quatro anos. O que caracteriza a AIDS como uma epidemia entre os jovens.
Estes números correspondem apenas aos portadores do HIV que já desenvolveram a doença. A quantidade de infectados com o vírus não é divulgada pelas autoridades de saúde, mas, estima-se que é cerca de oito vezes maior.
...