Correio Popular Notícia



CAPITAL
Prefeitura vai entregar um milhão de mudas de café

Data da notícia: 2015-03-21 10:29:05
Foto:

(Da Redação/Assessoria) A prefeitura de Porto Velho vai entregar um milhão de mudas de café aos agricultores dos distritos e do setor chacareiro da Capital até o final de 2016. Desse total, 22.500 mudas de Café Conilon Clonal foram entregues aos produtores rurais do distrito de Extrema, na divisa de Rondônia com o Acre. O trabalho faz parte do Programa de Revitalização da Cafeicultura (Procaf), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/RO) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater).
O secretário Leonel Bertolim (Semagric), disse que a prefeitura licitou um milhão de mudas de café para atender os produtores do Município, e que essas 22.500 foram as primeiras a serem distribuídas. Segundo ele, até o final de 2015, serão entregues 500 mil mudas e outras 500 mil em 2016. ?Com a técnica empregada hoje, produziríamos apenas uma média de 60 mil sacas do produto. Com a nova tecnologia que estamos disponibilizando, um milhão de plantas vão produzir 280 mil sacas de café?, comemora Bertolim.
Conforme o secretário, o Procaf é um programa implantado na gestão do prefeito Mauro Nazif para fortalecer a cadeia produtiva de café da agricultura familiar. Também faz parte da política de fortalecimento da economia do Município por meio do setor agrícola. Elaborado pela equipe técnica da Semagric, sob a liderança de Bertolim, o Procaf vai distribuir mudas para os demais distritos, setor chacareiro de Porto Velho e Assentamento Joana D?arc, como forma de melhorar a renda e a qualidade de vida dos produtores.

Projeto
De acordo com o agrônomo Rodrigo da Silva Ribeiro, responsável pelo programa, inicialmente foram atendidos inicialmente nove agricultores de Extrema. Cada um deles recebeu 2.500 mudas para plantar em um hectare de terra, conforme prevê o projeto. A meta, no entanto, é atingir 50 mil plantas somente em Extrema. ?Se os agricultores empregarem corretamente todas as técnicas ensinadas, cada um poderá produzir até 70 sacas, sendo que a média atualmente é de apenas 14 sacas de café por hectare?, comentou. Ribeiro também informa que o Procaf visa o aproveitamento de áreas degradadas para torná-las produtivas, o que reduz o desmatamento e, consequentemente, preserva áreas de florestas. ?Podemos dizer que, trata-se de um programa ecologicamente correto e sustentável, pois o objetivo é desmatar menos e produzir mais?, explicou o agrônomo.

Cadastro
Para se cadastrar e ser inserido no programa, é necessário que o interessado seja um agricultor familiar, que goste de trabalhar com café, participe de todas as oficinas para receber o treinamento e se comprometa a aplicar as técnicas corretamente. A Semagric, por sua vez, fornece todo apoio necessário, desde a destoca, gradagem, incorporação de calcário, preparo da cova, poda de crescimento, poda de formação e colheita, dentre outras ações necessárias.
Há dez meses a Semagric implantou a Unidade Demonstrativa (modelo) do Procaf em Extrema e já está colhendo frutos, mas o programa foi criado em 2013. Outras unidades da variedade de café BRS Ouro Preto foram implantadas nos Distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes, sendo que neste último também existe o projeto modelo do Conilon Clonal. As mudas de Café Conilon Clonal são clones feitos com galhos das plantas adultas. Elas foram compradas de viveiros do interior de Rondônia que são credenciados pelo Ministério da Agricultura.

Fonte:






Noticia vista 1763 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.