Ji receberá skatistas para Skate Rock
(R. Campos) Cerca de 120 skatistas de vários municípios do Estado estarão em Ji-Paraná nos próximos dias 10 e 11 de janeiro de 2009 para participarem da segunda edição do Regional Skate Rock, que será realizado no Ginásio Gerivaldão. A pista para as manobras já está sendo montada e conterá um skate parque (circuito) formado por dois corrimões, três rampas, caixotes e Fan Box. As disputas serão realizadas no período da manhã e da tarde em duas categorias que serão julgadas por quatro skatistas representando as regiões do Estado. Nos dois dias de prova haverá apresentação de bandas de rock regionais para animação do público.
Segundo os organizadores do evento, Walter Lopes e Amazon Corvo, já está confirmada a presença de cerca de 100 participantes e outros representantes das cidades de Vilhena, Cacoal e Ouro Preto devem confirmar presença até o final desta semana.
Walter afirmou que a competição visa divulgar a prática esportiva do skate e desmistificar alguns preconceitos que a sociedade ainda possui contra os skatistas. ?Estamos realizando um evento estadual com a presença dos melhores skatistas de Rondônia. O skate é um esporte que tem crescido em todo o país e em nosso Estado também tem revelado bons nomes para o esporte?, disse Walter citando o amigo de Ji-Paraná Amazon Corvo que representou Rondônia no circuito do Moto Grosso de Skate e ficou em terceiro lugar.
DIFICULDADES - Para a realização da competição os membros da ASKAJI (Associação de Skate de Ji-Paraná) tiveram que colocar a mão na massa, literalmente. Eles se reuniram em busca de patrocinadores para conseguir as rampas e sacos de cimento para realizar a recuperação do piso onde está sendo montada a pista, mas a falta de apoio fez com que o circuito fosse montado na base da ?vaquinha? e do mutirão.
?Como o skate ainda é visto com maus olhos aqui em nosso município tivemos que contar apenas com o apoio dos skatistas de Ji-Paraná. Conseguimos recuperar os trechos onde haviam falhas no piso e comprar as tabuas de compensado para fabricarmos as rampas. Agora estamos batalhando para deixar tudo pronto para competição?, afirmou.
Walter ao falar sobre o mutirão para construir o circuito fez um desabafo e relatou uma preocupação dos skatistas ji-paranaenses.
?Muita gente nos critica porque praticamos o skate nas ruas, no entanto os que criticam esquecem que nós não temos em Ji-Paraná um local específico para essa prática esportiva. Nós corremos risco de atropelamento quando praticamos o Skate nas ruas e também não gostamos de ser maus vistos pela sociedade, mas infelizmente nossa cidade não possui uma pista, limpa, iluminada e segura para os praticantes da cidade?, finalizou.
...