NOTAS DO MUNICÃPIO
JARU
De acordo com Ilma Oliveira dos Anjos, Superintendente Regional da Companhia de Ãguas e Esgoto de Rondônia CAERD, a queda de energia ocorrida em todo o municÃpio de Jaru, por volta das 19h30, do último sábado (21), ocasionou problemas nas bombas de captação de água do Rio Jaru, que só foram solucionados à s 17 horas do último domingo (22). As bombas de distribuição foram religadas e foi restabelecido o fornecimento de água para os setores 3, 4, 7, e parte do setor 1, e a partir das 23 horas deste domingo, iniciou os demais setores, é estimado que até o perÃodo da manhã desta terça-feira (24), o sistema de abastecimento seja totalmente normalizado.
BURITIS I
Após fortes chuvas entre a noite da última sexta-feira (20) e à tarde do último sábado (21), as águas dos rios Candeias e São Domingos e do Igarapé do Veado transbordaram em Buritis. A coordenadora da Defesa Civil, Ocilene Gonçalves, informou que as saÃdas da cidade ainda estão inundadas e estima-se que mais de mil casas foram invadidas pelas águas. Cinco famÃlias foram encaminhadas para um abrigo providenciado pela prefeitura. O municÃpio decretou situação de emergência.
BURITIS II
Os bombeiros estão ajudando as famÃlias que estão saindo por conta própria das casas e encaminhado as desabrigadas. "As águas subiram cerca de três metros. Já socorremos cinco famÃlias e ajudamos a tirar os bens de mais duas. A água baixou uns 30 centÃmetros e está estável, mas a previsão é de que as chuvas continuem", afirma o tenente Costa, do Corpo de Bombeiros. Segundo um morador da cidade, a alagação foi muito rápida, não houve tempo das pessoas retirarem os seus pertences. No inÃcio da noite do sábado (21), a água já havia baixado bastante e deixado muita lama e destruição. Muita gente já tentou voltar para casa e arrumar o que restou.
Estado de calamidade
Conforme a coordenadora da Defesa Civil, a cheia pode entrar para a história como a maior nos últimos 20 anos e não está descartado decretar estado de calamidade. "Nunca vi nada igual antes. Infelizmente as famÃlias desabrigadas podem aumentar consideravelmente até o fim do dia, já que o nÃvel da água pode aumentar se não parar de chover. Por enquanto, na zona rural ainda é possÃvel transitar, mas não sabemos até quando", disse ela.
ARIQUEMES
Começou na manhã de ontem (23), o cadastro de famÃlias candidatas as 300 unidades habitacionais, que estão sendo construÃdas no Residencial Zona Sul. O cadastro acontece na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e ocorrerá até sexta-feira (27). O prefeito e a secretária da Semdes estiveram acompanhando os trabalhos de toda equipe, onde dezenas de pessoas já se encontravam no local para realizarem as inscrições. O responsável pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Márcio Félix, órgão que apoia o MunicÃpio de Ariquemes em toda ação de moradia popular, também marca presença com sua equipe nesta ação de cadastro....