Iperon alerta: prazo de recadastramento está se encerrando
Faltando apenas 9 dias para o término do recadastramento, servidores, inativos e pensionistas procuram em massa informações para regularização da situação cadastral junto a previdência do Estado.
Já são mais de 33 mil recadastrados, de um total de cerca de 45 mil servidores. Entre as dúvidas mais freqüentes está declaração de convivência marital, que a principio deveria ter assinatura reconhecida em cartório, mas devido aos custos e também a distância em que alguns estão de cartórios de registro civil, o Instituto está recebendo as declarações somente com assinaturas das partes, segurado ou beneficiário e do cônjuge. Estão sendo recadastrados servidores civis ativos titulares de cargo efetivo, militares ativos, da reserva e reformados, aposentados, pensionistas, e seus dependentes.
O recadastramento dos servidores do Ministério Público e do Tribunal de Contas está sendo feito pelos respectivos órgãos. Isso porque os dois órgãos recentemente fizeram internamente uma atualização de dados de todos seus servidores e vai repassar ao IPERON o banco de dados que têm disponível. Quanto aos demais servidores, todos estão obrigados a fazer o recadastramento.
O presidente do IPERON, César Licório informou esta semana que apesar do decreto 13.811, de 12/09/2008 estabelecer a data final como 31 de dezembro, o link da página do Instituto permanecerá aberto em 2009.
Em janeiro, quem não tiver feito o recadastramento poderá ter o salário de fevereiro bloqueado e em abril, quem fez a regularização de dados, mas não tiver entregue ao Instituto os documento exigidos, também correrá o risco de ficar sem o salário a partir do mês seguinte.
...