Correio Popular Notícia



REDE
Queda no sinal de internet gera prejuízos e reclamações em Rondônia

Data da notícia: 2015-03-28 10:13:27
Foto:

(Por Josias Brito) Clientes da empresa OI em Rondônia vêm reclamando de problemas no serviço de Internet da operadora. O acesso à Internet tem apresentado, diariamente, lentidão há meses.
Segundo o empresário do ramo de eletroeletrônico de Ji-Paraná, Antônio Carlos Franco, além da lentidão diária da rede, está é a sétima vez neste ano que o Estado de Rondônia sofre mais um apagão na internet. Bancos, escritórios, empresas e o consumidor em geral foram prejudicados pela falha no serviço, que se tornou comum. Isso sem contar as variações na velocidade que são diárias.
A equipe de reportagem ligou para a Central de Atendimento ao Consumidor, no número 10314, mas nenhum atendente soube informar o motivo das setes interrupções no estado e das lentidões constantes.
João Henrique Oliveira, gerente de uma rede de supermercado em Rondônia, afirma que desde o início do ano o atendimento nos caixas foi prejudicado com a queda do sinal da internet. ?Os clientes que precisam passar cartões de débito ou crédito precisam vir até o setor de atendimento ao cliente, pois nos caixas as máquinas estão muito lentas ou as vezes, sem sinal?, disse João Henrique.
Em uma loja de telefonia, um vendedor afirma que deixou de vender uma boa quantidade de tickets de créditos para celular. ?A procura por créditos de operadoras de celular é grande, e deixei de vender bastante agora neste início de ano, devido as panes e a lentidão?, lembrou o vendedor. Lojas, farmácias e postos de combustível que dispõe de recarga rápida para celulares, estão, diariamente com problemas de acesso a rede, devido às panes ou lentidão.
O representante comercial Pedro de Souza disse ao repórter do CP que está indignado com tanta falta de respeito e consideração por parte da operação de telefonia fixa, móvel e internet. ?Trabalho com vendas e tenho que estar em contato com meus clientes diariamente, mas a falta de acesso à internet, tem me prejudicado. Nos últimos meses, tive um prejuízo muito grande por falta de comunicação com meus clientes. Tenho direito de me comunicar, além de constar na Constituição Federal, ainda pago por isso e sou negado este direito por Lei, pela Operadora. Estou acionando juridicamente para que pague pelos danos e prejuízos que tive nos últimos meses?, destacou Pedro de Souza.

Pane prejudica bancos, delegacias e empresas


As panes que vêm afetam a rede de acesso à internet pela OI têm prejudicado os serviços em unidades do Shopping Cidadão, delegacias, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em agências bancárias, lotéricas e empresas privadas, além dos acessos residenciais.
A rede de sistemas do governo ficou fora do ar, segundo informações da assessoria. Conforme a assessoria de imprensa do Governo, o problema foi com o serviço da OI e tem ocorrido semanalmente. Empresas privadas e órgãos da administração municipal e federal também foram atingidos, segundo a OI. Os serviços mais afetados foram a emissão da carteira de identidade, o licenciamento de veículos e a renovação da carteira nacional de habilitação. De acordo com a Sesdec (Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia), os serviços eletrônicos digitais - internet, delegacia eletrônica, registros de boletins de ocorrências em delegacias e serviço digitais do Detran (que incluem emissão da carteira de motorista e licenciamento) - ficaram fora do ar, vários dias, desde do início do ano.
Agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) registrou o sistema fora do ar também em todo o estado, de acordo com a assessoria do órgão. A assessoria da Caixa Econômica Federal informou que todas as lotéricas e agências, tanto da Caixa como dos bancos do Brasil, Itaú, Bradesco e HSBC do Estado de Rondônia tiveram problema nos sistemas, nos últimos dias, prejudicando o atendimento, no horário bancário. Entre os serviços prejudicados destacam-se o pagamento de contas, transferência, jogos lotéricos e outros serviços essenciais. Os bancos estão usando todos os recursos tecnológicos para minimizar o impacto a seus clientes.


Desgastes e rompimentos de fibra se torna problema na internet


O problema da lentidão da internet e das constantes quedas de sistema, segundo técnicos da empresa OI são os desgastes e rompimento da fibra ótica, que tem atingido os estados de Rondônia, Mato Grosso e Acre. Em menos de três meses, está é a sétima pane que ocorre no sistema da OI. A empresa culpa as fortes chuvas que tem caído na região e danificado os cabos de fibra ótica da companhia no estado do Mato Grosso, interrompendo assim os serviços.
A assessoria da empresa alega que, além dos cabos de fibra ótica no Estado do Mato Grosso estarem desgastados, precisando de manutenção e causando a queda na transmissão de dados, os aparelhos (modens) podem ter tido suas configurações alteradas. ?Os clientes que continuarem com problemas de conexão devem entrar em contato com o suporte técnico da operadora?, lembra a assessoria.
A Oi informou que incidentes distintos, provocados por máquinas utilizadas em obras terceirizadas, também ocasionam rompimentos de cabos de fibra óptica nos estados de Goiás e Mato Grosso, afetando o serviço de comunicação de dados de clientes de Rondônia e do Acre.
Segundo a empresa, ?as equipes técnicas estão oposta para realizarem o serviço e restabelecer a rede?. Caso os clientes da empresa ainda enfrentem o problema, a reclamação deve ser encaminhada à Central de Relacionamento da OI, através do telefone 10314.
Em 2014, pesquisa divulgada pela empresa Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou que o OI possui a 7ª pior banda larga do País.
A operadora afirmou por meio de nota que investiu R$ 20 milhões em todo o estado de Rondônia no primeiro semestre de 2014. O valor contempla a infraestrutura de diversos serviços (fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura). Sobre as variações e interrupções de internet, elas ocorrem normalmente por rompimento dos cabos de fibra ótica que estão distribuídos na BR-364.


Procon quer informações sobre problemas de sistema da OI

O Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor do Estado de Rondônia), anunciou que irá notificar a OI para obter esclarecimentos sobre os problemas técnicos que tem gerado pane na internet que atingiu todo o estado, prejudicando o atendimento de serviços públicos, como o do Shopping Cidadão, bancários, empresarial e de segurança pública.
Além disso, através da notificação, o Procon deverá solicitar as providências que estão sendo tomadas para solucionar o quanto antes este problema, quais as causas, quantas pessoas foram atingidas e de que forma estas pessoas serão ressarcidas.
O Procon afirma que a empresa deve fazer um abatimento nos valores cobrados dos clientes, em quantia proporcional ao período em que o serviço ficar indisponível. A instituição informou ainda que os clientes que tiveram prejuízos financeiros ou danos em função da ausência da internet devem recorrer à Justiça contra a OI e pedir indenização.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já começou a averiguar as causas da pane. De acordo com a assessoria da agência, a sede da Anatel em Brasília e o escritório regional na região Norte já apuram os motivos da pane.








Fonte:






Noticia vista 11177 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.