Para economizar, tenha cautela neste final de ano
(PORTAL IG)Saber se planejar e ter juízo na hora das compras. Dois itens imprescindíveis caso você sonhe em passar as confraternizações de fim de ano no azul e, ainda, guardar dinheiro para os tradicionais gastos de janeiro.
?É preciso comportar-se com austeridade. Não há como economizar nem poupar dinheiro sem esforço nem trabalho?, garante o especialista em economia doméstica e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luís Carlos Ewald.
O trabalho a que se refere o professor é o da busca por melhores preços, o que exige pesquisa e dedicação. Ewald dá dicas de como não comprometer seu orçamento e começar 2009 sem dores de cabeça.
COMPRE COM ANTECEDÊNCIA - Antes de fazer qualquer compra, o melhor a fazer é sempre pesquisar muito. Procure primeiro fazer uma lista dos presentes que você precisa comprar antes de ir às lojas, para evitar as compras de impulso. Tente fazer suas pesquisas com antecedência para ter mais tempo para comparar preços e condições de pagamento. É importante lembrar que os preços e condições de pagamento podem variar até em lojas da mesma rede.
CONHEÇA O PRODUTO - Conhecer o produto que se pretende comprar também é muito importante. Eletroeletrônicos necessitam atenção redobrada. Não deixe de pedir para o vendedor que demonstre o produto, para se certificar de que ele está funcionando corretamente. Verifique sempre se o manual de instruções está em português.
EMBALAGEM - Fique atento à embalagem dos produtos, que deve ter todas as informações em português. Alimentos e cosméticos, especialmente, devem ter informações como: registro, prazo de validade, composição, volume ou quantidade e os dados sobre o fabricante ou importador, etc.
COMPRAS A PRAZO - As compras a prazo merecem cuidados adicionais. Muitas lojas oferecem longos planos de pagamento, mas mesmo que as parcelas pareçam convidativas com valores baixos, os juros não deixam de ser aplicados. Para não perder o controle do orçamento, anote cuidadosamente todas as compras feitas e o número de parcelas que serão pagas em cada mês. Sempre que puder, dê preferência para os planos sem juros, mesmo que divididos em menos parcelas. Não deixe de tentar negociar algum desconto para pagamentos à vista. A melhor opção é sempre pagar o menor preço final.
...