Presidentes de Associações de Agricultores de Alta Floresta visitam Emater
Presidentes de 16 associações rurais de Alta Floresta vieram à capital fazer uma visita de cortesia às autoridades do setor agrícola e ao mesmo tempo apresentar suas reivindicações ao Governo do Estado. O primeiro órgão a ser visitado pela caravana de agricultores foi a Emater-RO, onde foram recebidos pelo Secretário Executivo Sorrival de Lima com um café da manhã.
Depois da reunião com os diretores da Emater-RO, os agricultores se dirigiram à Secretaria da Agricultura Abastecimento e do Desenvolvimento Econômico e Social - Seapes, onde foram recebidos pelo secretario Marco Antonio Petisco que ouviu as reivindicações dos agricultores. Eles agradeceram a atenção recebida por parte do governo na execução dos programas Semear (de distribuição de sementes), o Promec, que faz mecanização a custo zero para pequenos agricultores e o Programa de Granalização do Leite que repassa em comodato tanques de resfriamento do leite para associações de produtores. Além disso, reivindicaram da Seapes, a inclusão do transporte no programa de distribuição do calcário. O agricultor Rudy Frisk disse em nome dos demais, que o principal problema enfrentado por eles em relação ao calcário é a dificuldade para levá-lo da usina de moagem em Espigão do Oeste até suas propriedades, segundo ele no ano passado por falta de infra-estrutura de transporte os agricultores se obrigaram a pagar setecentos reais de frete por viagem de calcário da usina até Alta Floresta.
Alguns presidentes também se manifestaram denunciando problemas de gestão no programa de habitação rural realizado pelo governo do Estado em convênio com a Caixa Econômica Federal. Segundo eles o programa sofre algumas distorções por causa de imposições das entidades executoras.
O secretario Petisco ouviu as reivindicações e disse que iria apurar todas as informações recebidas em relação programa de habitação rural, e qualquer distorção verificada seria corrigida de imediato, e que não toleraria qualquer imperfeição no programa onde foram aplicados recursos do governo do Estado. Igualmente, Petisco acredita que tão pouco a Caixa Econômica Federal aceitaria qualquer distorção ou favorecimento indevido.
Quanto à questão do calcário e infra-estrutura de transporte, o Secretário recomendou aos agricultores que mantenham em dia a documentação das associações e cooperativas para estarem aptas a solicitar e receber recursos de emendas parlamentares, tanto para compra de maquinas quanto equipamentos de uso comunitário. O deputado Luis Cláudio que esteve na reunião na Seapes, onde se comprometeu a receber os agricultores na Assembléia Legislativa e ser voz dos agricultores no poder legislativo, inclusive encaminhando emendas ao orçamento do Estado para beneficiá-los.
...