CMPPJ
Aula inaugural abre primeira etapa do projeto de Inclusão Digital
(Da Redação) A Prefeitura de Porto Velho realizou ontem (7), a aula inaugural do curso gratuito de Informática Básica, projeto desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e a União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron). O curso integra o Projeto de Inclusão Digital para a Juventude, da CMPPJ, que visa para este ano a capacitação de 320 jovens na idade entre 15 a 29 anos, matriculadas no ensino regular, na Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA) ? antigo supletivo, que tenham concluído o ensino médio ou que tenham renda familiar baixa. A aula inaugural aconteceu no campus I, da Uniron, na avenida Mamoré, onde também será ministrado o curso a partir de hoje (8).
O curso será de segunda a sexta e será ministrado em quatro etapas, cada uma delas com 80 alunos distribuídos em oito turmas. As aulas envolvem noções de Windows 7, Internet e Office 2007 (módulo básico). Os participantes receberão ainda apostila, camisa e certificado de conclusão de 32 horas.
Política pública
O coordenador CMPPJ, Bruno Eduardo, explicou que o projeto de inclusão digital é parte integrante das políticas públicas do prefeito Mauro Nazif, e tem o objetivo de combater a exclusão social e promover a cidadania, atendendo os jovens que não têm acesso ou não dominam a tecnologia, para que eles sejam capacitados para o mercado de trabalho. ?A intenção do prefeito Mauro com essa iniciativa é a de valorizar a nossa juventude, de lapidar mão de obra qualificada para que esse segmento da sociedade esteja preparado para entrar no mercado de trabalho.; Para que eles possam disputar as vagas de igual para igual. E hoje a informática é a base de tudo. E esperamos que os selecionados aproveitem essa oportunidade?, disse o coordenador.
O secretário Mário Medeiros, da Semad, lembrou que quando tomou conhecimento do projeto, de imediato apoiou a iniciativa apresentada pela CMPPJ. ?E fizemos isso seguindo a orientação do prefeito, que é a de apoiar todas as ações que visem a capacitação e a melhoria da qualidade de vida da população?, afirmou.
Representando o prefeito Mauro Nazif na solenidade, Marta Brito, chefe de Gabinete adjunta do prefeito, agradeceu o apoio da Uniron concretizado por meio da parceria. ?Sem a participação da Uniron cedendo o espaço, e seu laboratório de informática usado pelos acadêmicos, não teríamos andado com esse projeto?, frisou.
Crescimento profissional
Alexandre Porto, representante da Uniron, estimulou os alunos a não desistirem do curso, pois a capacitação pode ser a porta de entrada para um futuro promissor de quem souber aproveitar a oportunidade. ?Você nascer pobre é uma coisa, agora não significa que você tem que permanecer pobre. Taí o exemplo do ex-ministro do Supremo, Joaquim Barbosa que saiu de uma família pobre e chegou onde chegou?, citou como exemplo.
Para a aluna Stefany Gomes, de 15 anos, o curso de informática será muito útil para que ela possa se aprimorar para seguir uma profissão no futuro. ?Vou entrar de cabeça nesse curso, pois tenho que pensar no meu futuro. E esse é um aprendizado que levarei para o resto da vida e não vou perder essa oportunidade?, adiantou.
Ênio Jorge, de 17 anos, outro jovem matriculado no curso de informática gratuito da prefeitura, é da mesma opinião. ?Eu, apesar da idade, não sei nada de informática. Como estou à procura de um emprego, resolvi me inscrever porque sei da importância da informática hoje em dia. E eu pretendo crescer profissionalmente, por isso estou aqui?. Com informações de Joel Elias ? Assessoria....