Correio Popular Notícia



MONOPÓLIO
Deputados vão ao MT acompanhar CPI da sonegação

Data da notícia: 2015-04-10 16:43:25
Foto:

(Da Redação) Uma comitiva de cinco deputados estaduais de Rondônia embarcou para o Mato Grosso para acompanhar os trabalhos de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para apurar renúncia e sonegação fiscal, incluindo na pauta os frigoríficos. Os deputados Só Na Bença (PMDB), Jean Oliveira (PSDB), Edson Martins (PMDB), Laerte Gomes (PEN) e Alex Redano (SD) formam a Comissão Temporária Especial instalada para acompanhar os trabalhos que estão sendo feitos no Estado vizinho.

Além de apurar o modelo de concessão dos incentivos fiscais, a sonegação, a formação de cartel e dumping relativos aos frigoríficos instalados e em atividades naquele Estado serão analisadas. ?É uma análise comparativa, para sabermos como estão sendo aplicados os benefícios fiscais e quais as obrigações das empresas beneficiadas, em contrapartida?, explicou Laerte.
Hoje, apenas um grupo frigorífico, o JBS Friboi, controla a maior parte do abate de bovinos no Mato Grosso. Com isso, o preço da arroba caiu, pela suposta formação do cartel que acabou com a concorrência.

Em Rondônia, o grupo JBS já controla cerca de 45% do abate bovino e estaria supostamente forçando a compra de frigoríficos menores, supostamente para ter o controle do mercado interno e impor a sua política de preços.
O Estado oferece uma política de incentivos fiscais aos frigoríficos, que recolhem apenas 3% de ICMS, em vez de 12%. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1480 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.