Confiança do consumidor melhora no fim de ano
(Redação) O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) aumentou 0,5% de novembro para dezembro, depois de dois meses de queda acentuada, passando de 96,4 para 97,4 pontos. O índice é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor.
Apesar da melhora em relação a novembro, a confiança do consumidor neste mês reduziu 19% em relação a dezembro do ano passado, quando havia registrado 120,3 pontos.
A avaliação do consumidor sobre a situação presente seguiu a tendência de melhoria experimentada pelo ICC, registrando 104,8 pontos. Já a expectativa para o futuro (Índice de Expectativas) é a menor já registrada desde o início da série (em setembro de 2005): 93,5 pontos.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita a partir de uma amostra de mais de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 31 de novembro e 18 de dezembro.
ESTRATÉGIAS DO COMERCIANTE ? Algumas das procuras por clientes é esticar o prazo de pagamento e fugir de juros e crediários, enquanto a de quem vende é apostar em promoções e preços baixos para fisgar o cliente, mesmo diante das incertezas sobre a atual conjuntura econômica.
Esticar o prazo de pagamento tem sido o recurso mais eficiente para manter os índices de crescimento de vendas neste Natal. Algumas lojas parcelam seus produtos em até seis vezes sem juros, outras apostam nas vendas a cartão.
...