Correio Popular Notícia



ENCONTRO
Ji-Paraná é o único município de Rondônia no G-100

Data da notícia: 2015-04-15 11:03:21
Foto:

(Da Redação) O Prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), realizou durante Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, uma apresentação dos números de Ji-Paraná correspondentes ao G-100, grupo que reúne as 100 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes e que possuem as mais baixas receitas correntes per capita, além dos mais altos índices de vulnerabilidade socioeconômica.
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou na última semana, em Brasília, o Anuário G-100/ANO2015, com um estudo das condições econômicas e sociais dos municípios integrantes do G-100. Onde Ji-Paraná aparece como o único município de Rondônia e com uma arrecadação per capita de apenas R$ 1.400,00.
Os municípios inseridos no G-100 têm enfrentado grandes dificuldades financeiras e praticamente ficando sem poder de resposta aos investimentos que a população precisa. Os dados apresentados mostram, segundo Jesualdo Pires, que Ji-Paraná possui uma das piores arrecadações entre as cidades de Rondônia, mas mostra também que, mesmo com falta de arrecadação, tem conseguindo obter avanços significativos, especialmente na saúde de atenção básica e na melhora dos índices educacionais de aprendizagem.
?Em nosso município, por exemplo, devido a implementação de uma política de arrecadação com justiça fiscal e austeridade com os gastos públicos, estamos conseguindo investir índices superiores a 28% em educação, o que elevou a rede municipal de nossa cidade a obter um dos melhores IDEBs da Região Norte, inclusive recebendo o Prêmio Excelência em Educação pelo Instituto Ayrton Senna. Na saúde o índice de investimento está próximo de 17%, garantido a reestruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Ampliação de 13 para 29 equipes do Programa Saúde da Família, todas essas equipes formadas com médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde?, ponderou Jesualdo.

Receita
Baseado em informações financeiras do Governo Federal, o levantamento da FNP mostra que o grupo do G-100 levaria mais de um século para igualar sua receita per capita à média dos demais municípios brasileiros com o mesmo porte populacional. Os dados indicam que a receita per capita das cidades do G-100, por exemplo, equivale a menos da metade (49%) da dos demais municípios com mais de 80 mil habitantes. Na área tributária, a maior disparidade está nos impostos municipais: a arrecadação per capita dos municípios do G-100 alcança apenas 27,4% do valor da dos outros municípios com o mesmo tamanho populacional.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, o G-100 concentra quase 22 milhões de pessoas, montante que corresponde a 11,2% da população brasileira. Os municípios estão localizados em 20 estados diferentes. A maior parte das cidades estão nas regiões metropolitanas dos grandes centros urbanos ou é considerada cidade polo. Ji-Paraná está na 88ª (Octogésima Oitava quinta) posição. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1810 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.