Correio Popular Notícia



TECNOLOGIA
Sistema e-Estado vai agilizar decisões governamentais em Rondônia

Data da notícia: 2015-04-16 11:24:10
Foto:

(Da Redação) O Projeto e-Estado, que vai integrar a gestão e administração governamental através de meios digitais, foi apresentado ontem (15) para um grupo de secretários e técnicos do governo de Rondônia. Segundo o diretor executivo de Tecnologia da Informação, Ronaldo Sawada, este modelo é o caminho para organização dos gastos e melhor utilização dos recursos humanos, entre outros benefícios.
O e-Estado tem origem no sistema e-Município, que faz sucesso na gestão de algumas das principais capitais brasileiras. Ele foi adaptado em Rondônia e é pioneiro no país para uma base tão ampla como o estado.
Os benefícios do projeto alcançarão as finanças, a educação, patrimônio, licitações, recursos humanos, servidores e cidadãos em geral. Para o governador Confúcio Moura, que assistiu a explanação, o estado precisa utilizar as vantagens que a tecnologia oferece, pois ainda funciona como no tempo do território federal.
Confúcio citou como exemplo um documento que precisava ser despachado para o prefeito Jesualdo Pires, do município de Ji-Paraná. Ali mesmo, enquanto falava, entregou o papel, que seguiu em mãos por um funcionário até dar entrada no órgão que trataria do assunto. Por meio digital, como será possível com o e-Estado, o despacho seria imediato e os efeitos agilizados.
O governador citou outro episódio que é emblemático da falta de agilidade do sistema atual. ?É assim que as coisas ainda funcionam, mas precisamos avançar, podemos ser exemplo para o país?, acrescentou.
Ao apontar outras conquistas que virão com o e-Estado, o governador explicou que o mecanismo facilitará transparência para os órgãos de controle. ?Vai chegar aos prontuários médicos, matrículas escolares, vai oferecer mais facilidade ao servidor, e também possibilitar que ele seja reconhecido pelas conquistas obtidas na carreira.?

Digitalização
Ronaldo Sawada também explicou como funciona outra frente de avanço tecnológico que será oferecido pelo estado: o Gerenciamento Eletrônico de Dados (GED). Através deste meio será feita a migração dos documentos governamentais do ambiente material (os papéis) para o digital. Os benefícios, segundo ele, vão além do servidor público, atingindo também a população, pois com as informações digitalizados as consultas serão facilitadas.
O secretário de Planejamento, Orçamento, Planejamento e Gestão, George Braga, também elogiou o projeto. Ele disse que, quando estiver implantado, o e-Estado fará com que a administração seja marcada pelo grande feito, como acontece com os bons governos. Com informações de Nonato Cruz ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1690 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.