Correio Popular Notícia



ABASTECIMENTO
Caerd instala registro de manobra para diminuir falta de água

Data da notícia: 2015-04-21 00:38:56
Foto:

(Josias Brito) A Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd), regional de Ji-Paraná, vem ampliando sua rede de abastecimento de água, e irá utilizar de uma tecnologia de Registro de Manobra no sistema de água para diminuir as interrupções nos bairros. O novo equipamento deverá ser instalado na adutora que abastece todo o segundo distrito, na próxima quinta-feira (23). A obra será realizada na Rua José Geraldo, bairro Vila Jotão, próximo ao Ceraji e por medida de segurança, a companhia irá interromper o fornecimento de água no distrito para instalação do equipamento.
Segundo o Superintendente regional, Vagner Marcolino Zacarini, a implantação do equipamento neste local servirá para que, em caso do rompimento de alguma adutora naquela região, não seja necessário o corte por completo do abastecimento de água no segundo distrito. Com o dispositivo será possível isolar apenas o bairro em que há necessidade de reparos ou troca da tubulação, sem que para isso toda a região seja prejudicada. ?A implantação do registro de manobra é mais uma tecnologia que contribuirá muito para que a população não sofra com cortes no fornecimento de água?, afirmou.
Para Vagner Marcolino, com o Registro de Manobra será possível executar manutenção na adutora que abastece todo o segundo distrito de Ji-Paraná, com menor tempo possível de paralisação e desperdício de água. ?Isso quando se fizer necessário a execução da manutenção?, lembrou.
Nos últimos meses, o Caed realizou a substituição de várias redes de distribuição de água que abastece os bairros adjacentes do segundo distrito. A obra teve início neste ano e percorreu ao longo de toda a adutora do município, que abastece, tanto o primeiro como o segundo distrito. De acordo com Vagner Marcolino, a tubulação antiga de amianto está sendo trocada por novos tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade). ?Na extensão entre a central de tratamento e o segundo distrito tem ocorrido muitos vazamentos e perda de água. Por isso estamos substituindo a tubulação por um material mais resistente à pressão e instalando o Registro de Manobra, evitando os constantes vazamentos e melhorando o abastecimento de água da região?, explicou.

Projeto
Para a construção da nova adutora estão sendo investidos mais de R$ 38 milhões de reais. A construção da adutora com tubulação de alta qualidade e diâmetro de 500 milímetros, estima-se dobrar a capacidade de abastecimento de água em Ji-Paraná, abastecendo todos os bairros que estão em locais mais altos, acabando com o problema de falta de água, mas o prazo para conclusão da obra é de sete anos. Como resolver o problema num período mais curto?
A obra está sendo executada pela empresa Hidronorte, vencedora da licitação e deve ser concluída em outubro deste ano, de acordo com o contrato. A obra que é considerada de grande importância para Ji-Paraná, inclui também a construção de 120 quilômetros de novas redes de água potável e de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), ampliando a capacidade de distribuição para 120 litros por segundo.



Fonte:






Noticia vista 1671 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.