2008: O ano de Laerte Gomes
O ano de 2008 definitivamente consolidou o surgimento de novas lideranças no cenário político estadual. Dentre essas, o maior destaque com certeza ficou com o prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes, que a princípio conseguiu se reeleger na administração de seu município com a maior votação proporcional de todo o Estado. Laerte conseguiu um total de 6.849 votos, alcançando a 76,04% de todos os votos válidos.
Além de obter reconhecimento de sua própria comunidade, que lhe conferiu tão expressiva votação, o jovem prefeito de Alvorada do Oeste também conseguiu confirmar a sua liderança frente aos mais expressivos políticos rondonienses, ao ser eleito por seus pares como o novo presidente da AROM (Associação Rondoniense dos Municípios), com quase o dobro de votos de seu concorrente, ou seja, conquistando 31 votos contra apenas 16 dados à sua oposição.
Mais do que a sua capacidade administrativa e da simpatia que lhe rende tantos votos, Laerte se destaca principalmente pela sua habilidade política, conseguindo transitar facilmente, não só por todas as áreas do poder público, tanto nas esferas estadual como nacional, mas também entre as diversas correntes político-partidárias, o que lhe vale o expressivo apoio de tradicionais adversários políticos, como é o caso dos senadores Valdir Raupp e Expedito Júnior, e também do governador Ivo Cassol.
LIDERANÇAS ? Outras lideranças que têm pouco tempo de atividade na vida política e que também se destacaram neste ano de 2008, e que merecem ser citados são o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, que cumpre o seu primeiro mandato e se elegeu para um segundo, obtendo vitória no primeiro turno; o prefeito de Teixeirópolis, Antonio Zotesso, que se reelegeu com 62,61% dos votos; e o prefeito de Nova União, Luiz Gomes, que além de se reeleger com 67,85 dos votos válidos, também compôs a chapa vencedora nas eleições da AROM, ocupando o cargo de vice-presidente....