PROJETO DE LEI
Projeto de Lei beneficiará produtores de leite em Rondônia
(Da Redação) Os deputados Lazinho da Fetagro (PT), Adelino Follador (DEM) e Ribamar Araújo (PT) são autores do projeto de lei que institui obrigatoriedade à s empresas de beneficiamento e comércio de laticÃnios de Rondônia em prestar informações aos produtores sobre o valor mÃnimo a ser pago pelo litro de leite no mês subsequente.
O objetivo dos parlamentares é atender os milhares de produtores rurais que não conseguem sobreviver com o preço do leite pago pelos laticÃnios. Os deputados afirmaram estar configurado monopólio.
?Há necessidade de regulamentação que proteja a produção do leite dessas famÃlias, produção que é claramente da agricultura familiar?, citam os parlamentares.
Ainda segundo os deputados, com uma nova legislação no Estado os agricultores poderão optar pela empresa que pagar mais. ?Antes eles só eram avisados no momento de receber o pagamento?, informa Lazinho da Fetagro.
Os deputados destacam que o produtor rural geralmente não tem alcance à s informações que chegam à s grandes empresas, por isso não tem conhecimento dessa obrigatoriedade instituÃda pela Lei Federal nº 12.669/2012.
Na justificativa de apresentação do projeto de lei, os parlamentares também afirmam existir uma grande distância entre o valor pago para o produtor e o valor cobrado do consumidor. ?Temos que encurtar essa diferença para não onerar tanto o pequeno produtor?, afirma Adelino Follador.
Os parlamentares explicam que a proposta torna obrigatória a apresentação do valor que será pago pelo litro de leite no mês subsequente, no ato do pagamento do mês corrente, o que permitirá ao produtor se programar.
?Dessa forma ele tem a opção de produzir queijo, tirar mais leite, enfim, garantir o sustento de sua famÃlia da forma que lhe convier, sem prejudicar sua produção?, concluiu o deputado Ribamar Araújo. Com informações da Assessoria.
...